Uma professora de Miracema (RJ) realiza sonho de ter um restaurante em Niterói, o Cantin Mineiro, que caiu no paladar do freguês e ficou pequeno com os seus 102 lugares, no Engenho do Mato. Miriam Fonseca Berard comanda a cozinha que faz 53 pratos para o almoço de comida caseira mineira e uma gama de sobremesas para serem servidas de terça a domingo, das 11h às 16h.
Na farta bancada aquecida em banho maria não pode faltar tutu, costela de boi, pancetta suína, frango com quiabo, língua de boi, moela, picanha suína, maçã do peito, linguicinha mineira, torresmo, jiló recheado com carne moída e queijo, escondidinho de aipim com carne seca, camarão na moranga, gratinados variados de couve-flor, brócolis, chuchu, bolinho de bacalhau, pastéis de camarão, carne e queijo, saladas de vários tipos e outras tantas guloseimas.
A prateleira de vidro mostra uma variedade de sobremesas, mas se destacam a banana banoffee, as tortas e pavês de morango, de limão e o cheesecake de amendoim.
Miriam começou aos 13 anos a se familiarizar com a cozinha ajudando a mãe a fazer o trivial do almoço da casa. Diz que a paixão pelo forno e fogão foi aumentando a cada dia. Convivendo amigas de Palma, município de Minas Gerais vizinho de Miracema, acabou influenciada pela culinária mineira.
– Vi que o segredo da comida mineira é que os ingredientes utilizados nas receitas geralmente são simples, mas quando combinados garantem gostos e texturas incríveis. Outra vantagem é a ampla variedade de opções, que vão do pão de queijo ao frango com quiabo – diz a cozinheira.
Miriam chegou a Niterói para ser professora, mas não tirava da cabeça o projeto de ter seu restaurante na cidade. Depois de 20 anos, chegou à conclusão que não tinha a menor condição de montar um negócio na ex-capital fluminense. Resolveu voltar para a terra natal e abrir a Estação do Crepe. Sua batata rosti fazia sucesso no Noroeste fluminense.
Nada caiu do céu, foram anos de muita luta e economias do seu pequeno comércio de Miracema. Ela conseguiu comprar um terreno no Engenho do Mato, em Niterói, mas levou 15 anos para concluir a obra. Construiu o restaurante e uma casa nos fundos para morar. Sorridente diz que parecia mais uma obra de igreja, até virar realidade.
Dona de uma simpatia cativante, aos 59 anos de idade Miriam se sente feliz e realizada ao ver os clientes saborearem com prazer a comida que faz com muito amor. Ela usa os temperos que aprendeu com a mãe e sua experiência de décadas cozinhando pratos da culinária brasileira.
O apoio da família foi fundamental para a concretização do seu objetivo. O marido Sérgio Alves Begani e os filhos Caio e Alberto desde o início arregaçaram as mangas para que o Cantin Mineiro continue satisfazendo a freguesia niteroiense.
Num momento de fé, ela exibe uma imagem de Nossa Aparecida. Com lágrimas nos olhos, agradece à padroeira do Brasil por ter atendido a seus pedidos e orações.
Niterói, por sua vez, só tem que agradecer a Miriam Fonseca Berard por haver escolhido a terra de Arariboia para concretizar seu sonho, temperado com sua simpatia cativante e espírito de luta.
Quem quiser provar a gastronomia caseira oferecida pelo Cantin Mineiro pode chegar na Avenida do Canal 185, loteamento Jardim Fluminense. O telefone é 022- 997303117.
Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…
Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…
A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…
Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…
Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…
Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…