Publicidade
Categories: Notícias

Preso em Niterói vereador que fraudava licitações

Publicidade

Foi preso na manhã desta sexta-feira (11.03), em Niterói, o ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de São Fidélis Marcos Antônio de Magalhães Gonçalves, conhecido como “Marcão”. Ele era um dos procurados pela operação Amicus Curiae, deflagrada na manhã desta sexta-feira (11.03) em São Fidélis e Itaocara pela Polícia Civil, com apoio do Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). A operação tem como objetivo desarticular uma quadrilha que fraudava licitações.

O nome da operação policial, Amicus Curiae, é uma expressão em latim que em termos jurídicos denomina a a pessoa (amigo da Corte), entidade ou órgão, com profundo interesse em uma questão jurídica, na qual se envolve como um terceiro, que não os litigantes, movido por um interesse maior que o das partes envolvidas no processo.

Barão de Macaúbas, em São Fidélis, foi um dos primeiros endereços visitados pela Polícia. O ex-vereador, no entanto, não estava no local, mas foi preso em Niterói, e está sendo levado para a 141ª Delegacia Policial, em São Fidélis, responsável pela operação comandada pelo delegado Rodrigo Maia. Segundo a Polícia Civil, ele era um dos comandantes dos grupos envolvidos num esquema que viabilizava assinaturas falsas em atas de sessão de julgamento de procedimentos licitatórios e atestados de prestação de serviços não executados, e fornecia documentos de empresas individuais e de sociedades empresariais para possibilitar a fraude nos procedimentos licitatórios, já sabedores de qual deles seria o vencedor, visto que se tratava de um verdadeiro jogo de “cartas marcadas”. Os grupos teriam servidores da Câmara de São Fidélis e empresários. De acordo com a polícia, a quadrilha desviou mais de R$ 320.000,00 (trezentos e vinte mil reais) dos cofres da Câmara Municipal de São Fidélis.

(Foto de Matheus Berriel, São Fidelis Noticias)

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

4 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

6 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

7 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

2 semanas ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade