O desabamento de um prédio tombado em São Domingos deixou à mostra o cuidado que a Prefeitura de Niterói tem com a preservação do patrimônio cultural do município. O velho sobrado, que já estava bem deteriorado, fica na Rua Visconde do Rio Branco, esquina com a praça Leoni Ramos. Ele ruiu durante a chuvarada de domingo (9), atingindo ainda uma oficina mecânica vizinha e destruindo um carro, mas continua sendo uma ameaça para pedestres e veículos que passam por ali.
Estudantes que frequentam o campus da UFF ali em frente, temem que a construção centenária possa desmoronar ainda mais e ferir quem passa por perto (veja o vídeo). A prefeitura que nunca cuidou de evitar que o prédio chegasse a tal estado, fiscalizando sua conservação, acabou desapropriando o imóvel em dezembro, para, ironicamente, anunciar que ali vai instalar a sede do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (Depac).
Enquanto a Fundação de Artes de Niterói (FAN) gasta milhões com duas Ongs que promovem shows milionários em Niterói, as secretarias de Cultura e a de Conservação deixam abandonado o patrimônio cultural da cidade. São muitos os imóveis históricos praticamente em ruínas. Entre eles o da antiga sede do Tribunal de Contas do Estado, que está com a fachada soltando reboco e já teve grades de ferro da escadaria e até o elevador centenário roubados.
Outro descaso é também com a conservação dos bustos e estátuas instalados na cidade. Alguns estão desaparecidos, como o busto do poeta Casimiro de Abreu, que ficava na praça do Ingá, e muitos outros estão se deteriorando pela ação do tempo, quebrados ou com pichações.
Obras milionárias não devolvem a tranquilidade às ruas do Centro de Niterói A crescente violência…
Homem com tornozeleira eletrônica assalta loja na Rua da Conceição às 13h de sábado /…
Tereza Cristina vai apresentar clássicos da MPB e canções autorais no palco do Theatro Municipal…
A capivara descansa na areia aos primeiros raios de sol na praia, depois de um…
José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…
A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…