Publicidade
Notícias

Praia do Sossego tem Bandeira Azul renovada em Niterói por júri internacional

Publicidade
A Praia do Sossego é  um dos mais belos recantos de Niterói

A Praia do Sossego teve sua Bandeira Azul renovada em Niterói para a temporada 2022/2023. A decisão foi tomada pelo júri internacional do programa, que certificou 29 praias e 11 marinas do Brasil, todas consideradas aptas para receber a premiação. A praia do Forno, em Búzios, e de Itaúna, em Saquarema, terão sua primeira temporada (piloto). A praia do Peró, em Cabo Frio, teve sua certificação renovada.

As 40 bandeiras serão entregues no dia 11 de novembro, numa cerimônia que será realizada em Niterói. Todas terão que ser hasteadas até o dia 15 de dezembro, sob pena de perder o selo internacional de qualidade na temporada. A Bandeira Azul garante a qualidade na gestão ambiental de praias e marinas por todo o mundo.

Um dos mais belos recantos de Niterói, a Praia do Sossego, que fica entre Piratininga e Camboinhas, na Região Oceânica, foi a primeira praia da cidade a receber o certificado internacional de sustentabilidade Bandeira Azul no ano passado.

O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede, localizado em Florianópolis – SC.

Os requisitos para conquistar o certificado incluem cumprimento de qualificações como a amostragem e frequência da qualidade da água e critérios como não ceder espaço para camping ou mesmo circulação de veículos em seu espaço, assim como não pode existir depósito de entulhos não autorizados. Equipamentos na praia devem estar em boas condições de conservação e devem ser implementadas medidas apropriadas de segurança pública.

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental. Para se qualificar para o Prêmio Bandeira Azul, uma série de critérios devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

1 dia ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade