Publicidade
Notícias

Postes da Enel ameaçam cair sobre casas e carros nas ruas de Maricá

Publicidade
Na Avenida Maysa, o poste entre as ruas 64 e 65 está escorado há meses

Em Maricá, próspera cidade vizinha de Niterói, não há uma rua que não tenha um poste de eletricidade inclinado sobre casas, carros e pessoas. Talvez seja isto que a concessionária de energia queira dizer com seu slogan “a Enel mais perto de você”. Na Avenida Maysa, que margeia a orla oceânica da cidade, um desses postes entre as ruas 64 e 65 está há muitos meses escorado para não tombar de vez na pista. Poucos metros à frente, na esquina da rua 67, outro poste tomba perigosamente para cima de uma casa.

Na esquina de Avenida Maysa com Rua 67, apenas a fiação sustenta o poste que ameaça cair sobre uma casa

A Prefeitura de Maricá garante que “fiscaliza e cobra da Enel a oferta de um serviço de qualidade para os moradores do município”. No entanto, a cobrança parece ser leniente. Tanto que aqueles dois postes perigosamente inclinados estão há muito tempo fotografados no “Street View” do Google Earth. E não são só eles desafiando a Lei da Gravidade. Basta percorrer as ruas de Maricá para encontrar muitos outros fora do prumo.

Outra questão que afeta os moradores e comerciantes de Maricá é a distribuição precária de energia elétrica. Basta uma chuvinha ou um vento mais forte para desarmar a rede deixando casas e lojas sem luz, as vezes por vários dias.

Em nota, a Prefeitura de Maricá diz que nos últimos dois meses, o prefeito Washington Quaquá participou de reuniões com a Enel, reforçando a necessidade de investimentos na estrutura elétrica da cidade.  Como resultado desses encontros, foi criado um comitê para discutir as demandas da população e qualificar a oferta do serviço. As reuniões são quinzenais.

Sobre os incontáveis postes inclinados ao longo das ruas de Maricá, a Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública ressalta que “as vistorias e definições técnicas sobre necessidade de reposição desses equipamentos são feitas exclusivamente pelos gestores da Enel”. Mas acrescenta laconicamente que o poste escorado da Avenida Maysa, “já foi incluído na programação de substituição”.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Pinheiro Junior celebra 91 anos com a família em Niterói e anuncia novo livro

Pinheiro Junior e seu novo livro –- Fantasmas Baldios – com lançamento marcado para dezembro…

9 horas ago

Mary Wermelinger e sua dedicação à educação transformadora em Niterói

Mary Wermelinger cercada pelos seus alunos no Dia do Diretor de Escola (12/11) Niterói é…

4 dias ago

A ‘Secretaria de Shows’ e o abandono da Biblioteca Parque de Niterói

Presença de usuários de drogas nos arredores da Biblioteca Parque levaram a Academia Fluminense de…

4 dias ago

TJ-RJ derruba lei sobre carregadores elétricos em prédios de Niterói

A exigência de pontos de recarga para carros elétricos em condomínios de Niterói foi considerada…

6 dias ago

Unimed Brasil deverá assumir atendimento de pacientes da Unimed Ferj

Crise na Unimed Ferj: quem paga a conta são os pacientes A novela da Unimed…

7 dias ago

Villa Pereira Carneiro: um refúgio de paz e memória numa ponta de Niterói

Segurança e privacidade a dois quilômetros do Centro de Niterói, um privilégio de quem mora…

2 semanas ago
Publicidade