Publicidade
Notícias

Postes da Enel ameaçam cair sobre casas e carros nas ruas de Maricá

Publicidade
Na Avenida Maysa, o poste entre as ruas 64 e 65 está escorado há meses

Em Maricá, próspera cidade vizinha de Niterói, não há uma rua que não tenha um poste de eletricidade inclinado sobre casas, carros e pessoas. Talvez seja isto que a concessionária de energia queira dizer com seu slogan “a Enel mais perto de você”. Na Avenida Maysa, que margeia a orla oceânica da cidade, um desses postes entre as ruas 64 e 65 está há muitos meses escorado para não tombar de vez na pista. Poucos metros à frente, na esquina da rua 67, outro poste tomba perigosamente para cima de uma casa.

Na esquina de Avenida Maysa com Rua 67, apenas a fiação sustenta o poste que ameaça cair sobre uma casa

A Prefeitura de Maricá garante que “fiscaliza e cobra da Enel a oferta de um serviço de qualidade para os moradores do município”. No entanto, a cobrança parece ser leniente. Tanto que aqueles dois postes perigosamente inclinados estão há muito tempo fotografados no “Street View” do Google Earth. E não são só eles desafiando a Lei da Gravidade. Basta percorrer as ruas de Maricá para encontrar muitos outros fora do prumo.

Outra questão que afeta os moradores e comerciantes de Maricá é a distribuição precária de energia elétrica. Basta uma chuvinha ou um vento mais forte para desarmar a rede deixando casas e lojas sem luz, as vezes por vários dias.

Em nota, a Prefeitura de Maricá diz que nos últimos dois meses, o prefeito Washington Quaquá participou de reuniões com a Enel, reforçando a necessidade de investimentos na estrutura elétrica da cidade.  Como resultado desses encontros, foi criado um comitê para discutir as demandas da população e qualificar a oferta do serviço. As reuniões são quinzenais.

Sobre os incontáveis postes inclinados ao longo das ruas de Maricá, a Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública ressalta que “as vistorias e definições técnicas sobre necessidade de reposição desses equipamentos são feitas exclusivamente pelos gestores da Enel”. Mas acrescenta laconicamente que o poste escorado da Avenida Maysa, “já foi incluído na programação de substituição”.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Niteroiense conquista prêmio mundial por fotos contra racismo religioso

Gui Christ premiado em Londres pelo ensaio fotográfico "M'kumba / Divulgação Gui Christ, fotógrafo nascido em…

5 horas ago

TRT fica sem atendimento em Niterói dois dias após feriadão

O prédio do Fórum do TRT em Niterói estará fechado para reforma da instalação elétrica…

2 dias ago

Niteroiense preside Câmara dos Deputados em período político conturbado

A interinidade de Altineu ocorre em um momento de grande atenção política na Câmara Federal…

2 dias ago

A insônia de Arariboia e o marketing milionário de Rodrigo em Niterói

Operários da prefeitura removem Arariboia de seu tradicional pedestal em frente às barcas, em Niterói / Divulgação…

7 dias ago

Niterói reduz tarifa de estacionamento e prepara volta do carro da multa

O carro da multa, flagrado em testes no ano passado, filmando as placas dos carros…

1 semana ago

Rio e Maricá cedem royalties do petróleo a São Gonçalo. Niterói nada anuncia

São Gonçalo espera passar a receber os petrodólares que jorram nos vizinhos Rio e Maricá…

1 semana ago
Publicidade