Publicidade
Notícias

Ponta D’Areia espera atrair turistas

Publicidade

A Ponta D’Areia, que já viveu bons tempos com o auge da indústria naval, agora assiste seu comércio local animado com a perspectiva de dias melhores com o anúncio de que o Morro da Penha, onde se instalou uma comunidade formada pelos primeiros imigrantes portugueses em Niterói, vai ser cenário da novela Amor de Mãe, com estreia em novembro.

A atriz Regina Casé, que vai interpretar uma mulher em busca do filho desaparecido ainda bebê, deverá ter cenas rodadas na capela de Nossa Senhora da Penha, fundada em 1897 no alto do morro por um grupo de católicos. Além do altar mor, a igrejinha possui dois altares laterais, dedicados aos Santos Antônio e São Matheus e no outro São José e Santa Luzia.

Além da igreja da Penha, o bairro tem mais uma capelinha, a de Nossa Senhora de Fátima, na rua Barão de Mauá e a igreja dos Sagrados Corações, dentro da Vila Pereira Carneiro, construída para abrigar os operários do estaleiro comprado pelo Conde Pereira Carneiro de Irineu Evangelista, o Barão de Mauá.

A novela deverá atrair turistas e frequentadores a seus restaurantes de culinária portuguesa, o tradicional Decolores, aberto na década de 30 na Rua Barão de Mauá, na beira do cais onde pescadores atracam até hoje suas embarcações. O proprietário Marcelo Alves trabalha na cozinha do Decolores desde criança, mantendo a tradição do bacalhau à portuguesa que a família trouxe para Niterói.

O bacalhau também é o prato principal da Gruta de Santo Antonio, na Rua Silva Jardim, onde os chefs Dona Henriqueta e o filho Alexandre Henriques preparam pratos da alta gastronomia lusa, servido em louças e talheres especiais, acompanhados por variados rótulos de vinho e de sobremesas.

Na Ponta da Areia fica o Mercado São Pedro, que no andar acima dos boxes de pescado abriga bares e restaurantes que preparam peixes e frutos do mar, inclusive aqueles que o freguês compra nas peixarias, mediante um pagamento mínimo.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

3 dias ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

5 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

1 semana ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

1 semana ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

1 semana ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

2 semanas ago
Publicidade