Publicidade
Carnaval

PM suspende desfile de blocos em Niterói

Publicidade

O comandante do 12° Batalhão da PM em Niterói, coronel Márcio Rocha, garantiu que o policiamento da cidade está normal, apesar do protesto de mulheres de PMs na porta do quartel na Jansen de Mello. Ele pediu a suspensão de qualquer evento público nos próximos dias, principalmente o desfile de quatro blocos carnavalescos neste sábado e domingo programados pela prefeitura.

A medida foi acatada pela Neltur e pela Secretaria de Ordem Pública de Niterói no início desta tarde, ficando suspensas as licenças para os blocos “Que se chama amor” e “Mancando de Ré” desfilar amanhã (11/02) em São Francisco e no Jardim Icaraí, respectivamente. Também foram suspensos os desfiles do “Nosso santo bateu”, na Boa Viagem; e do “Sosseguei + Samba dos Amigos” na Rua Mem de Sá, em Icaraí.

No início desta tarde, as viaturas prosseguem no patrulhamento, mas as que entram no batalhão não estão saindo de volta, alegando haver um bloqueio feito por familiares dos  policiais militares. Outras estão se concentrando na frente dos Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPO), como na Ilha da Conceição, onde havia cinco delas estacionadas.

— Por enquanto a situação está normalizada, mas a gente não sabe o que poderá ocorrer daqui para frente. Estamos revendo todas as autorizações  de eventos e de desfiles de blocos em Niterói para suspender tudo neste fim de semana, devido à grave situação por que está passando o estado – disse o comandante do 12° BPM.

Na noite de quinta-feira, foram instaladas grades na frente do batalhão da Jansen de Mello, mas já no início da manhã um pequeno grupo de parentes dos PMs começou a se concentrar junto ao portão de acesso das viaturas.

Pegando carona na crise, o prefeito Rodrigo Neves anuncia que a prefeitura vai realizar um convênio com o Estado para pagar aos policiais civis e militares um auxílio de R$ 3,5 mil, em parcela única, para cada um que atua em Niterói, prevendo gastar R$ 5 milhões com esse bônus. A medida ainda depende de aprovação de projeto de lei que ele disse que vai enviar na próxima quarta-feira (15/02) à Câmara de Vereadores.

Na gestão passada, o prefeito reeleito também anunciara a execução do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) para que PMs fizessem horas extras patrulhando a cidade. Os constantes atrasos no pagamento, porém, fizeram com que cada vez menos policiais militares aceitassem participar do programa usado para Rodrigo Neves fazer política, repetindo, como faz agora, que, apesar de a segurança pública ser atribuição constitucional do Estado, o município coopera com as forças policiais.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Share
Published by
Gilson Monteiro

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

2 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

4 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

5 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

1 semana ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade