Publicidade
Categories: Notícias

Plantão de guardas municipais na PF fere regulamento do órgão

Publicidade

Agentes da Polícia Federal de Niterói estão preocupados com a presença de guardas municipais na delegacia, desde quando foi assinado em março um convênio da PF com a prefeitura. Os guardas foram cedidos para cuidar da vigilância patrimonial, mas os agentes dizem que os servidores municipais estão tirando plantões de 24h na delegacia, sem sequer ter autorização para usar armas ou poder vestir o uniforme da corporação. Além disso, o prédio guarda armamentos, munições, inquéritos policiais e provas de crimes, como dinheiro, joias e outros bens apropriados judicialmente em operações.

O agente que antes tirava plantão com um colega da corporação, agora tem a companhia de um guarda municipal. O plantonista pode também prestar serviços de apoio às operações do dia, conferir armas e munição utilizada pelas equipes, além de anotar o uso de viaturas.

Segundo o regulamento da PF, o plantão da delegacia tem que ser feito, no mínimo, por dois agentes federais. A norma também diz que não pode haver gente estranha aos quadros da corporação em suas atividades e/ou operações policiais.

Ao ceder os guardas para a PF, o prefeito ex-petista Rodrigo Neves está tirando esses servidores da função, que é a de tomar conta de prédios públicos municipais, como escolas, postos de saúde, repartições, museus e praças. O prefeito, porém, justificou o ato com o discurso de que, “apesar de a atribuição constitucional da segurança pública ser dos governos estaduais”, ele estaria cooperando com a “segurança urbana e pública, que é o principal problema e desafio da Região Metropolitana e de Niterói”.

O prefeito disse, ainda, que o convênio com a PF “é um primeiro passo para a assinatura, em breve, de um outro acordo em que o órgão federal vai treinar guardas municipais para o uso de armas de fogo”, informa sua assessoria de imprensa.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Surge mais um bistrô/cafeteria reduzindo a febre de farmácias em Icaraí

Nova onda em Icaraí. Bistrôs e cafeterias favorecem o convívio social nas ruas do bairro Novos bistrôs e…

2 horas ago

Niterói 2050: Marketing da prefeitura ignora o presente dos cidadãos

Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…

3 dias ago

Bistrô charmoso combina elegância e sabor em uma loja de moda de Icaraí

Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…

1 semana ago

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

1 semana ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

1 semana ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

2 semanas ago
Publicidade