Publicidade
Educação

Pestalozzi volta às aulas sem Fundeb

Publicidade

Sem conseguir que a prefeitura de Niterói lhe faça o devido repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a escola especializada da Associação Pestalozzi inicia segunda-feira (06/02) seu ano letivo com 102 alunos matriculados, contando basicamente com doações de voluntários e receita de campanhas beneficentes.

Este ano, a prefeitura já recebeu do Fundeb para repassar ao Fundo Municipal de Educação R$ 6,6 milhões. Em 2016, essa verba totalizou R$ 98,9 milhões, mas nenhum centavo chegou a Pestalozzi, um instituição filantrópica que há 68 anos atende gratuitamente crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência.

Segundo o cadastro do sistema do Fundeb atualizado nesta quinta-feira (02/02), a prefeitura de Niterói encontra-se em situação irregular e poderá deixar de receber a transferência do fundo que serve para complementar o pagamento dos professores municipais. O Fundeb é um fundo que fornece recursos para todas as etapas da Educação Básica – desde creches, pré-escola, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio até a educação de jovens e adultos. Ele entrou em vigor em janeiro de 2007 e deve se estender até 2020.

Cada estado distribui os recursos de seu próprio fundo, de acordo com o número de estudantes que estão matriculados em sua rede de Educação Básica. O número de alunos é baseado nos dados do Censo Escolar do ano anterior.

O professor José Raymundo Martins Romeo, presidente da Pestalozzi de Niterói, lamenta que o repasse do Fundeb não esteja sendo feito pela prefeitura para a escola reconhecida pelo Ministério da Educação e pela Secretaria estadual de Educação.

Além das aulas para turmas especiais (com poucos alunos em sala), a Pestalozzi oferece aulas extra-classe de música, dança, além de educação física e informática. Os alunos também recebem acompanhamento psicológico, pedagógico e, caso necessário, sessões ambulatoriais de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia nos ginásios de reabilitação da instituição.

_ Temos diferentes casos de sucesso de alunos que concluem o ensino fundamental ou que se preparam para ingressar no ensino regular. É uma escola completa onde a atividade fim é formar pessoas para uma ampla inclusão na vida e, consequentemente, no mercado de trabalho”, explica a pedagoga Lillian Nascimento, coordenadora da unidade.

Para ajudar a obter recursos a Pestalozzi de Niterói realiza campanhas permanentes de doação de gêneros alimentícios, material escolar e de produtos que possam auxiliar na educação das crianças e jovens.

-Recentemente um doador anônimo nos forneceu cem quilos de carne; o Rotary Clube realiza campanhas permanentes de doação de gêneros alimentícios, e este mês o curso de inglês Red Ballon iniciou uma campanha de doação de material escolar. Estamos abertos a novas doações, mas o importante é assinarmos o convênio com o município, para regularizar o repasse dos recursos junto ao Fundeb – concluiu o professor José Raymundo.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Share
Published by
Gilson Monteiro

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

1 dia ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

4 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

4 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

5 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade