Publicidade
Categories: Notícias

Pescador fisga filhote de tubarão na praia de Icaraí, em Niterói

Publicidade

Não é conversa de pescador. Está nas redes sociais um vídeo mostrando hoje (30), quando um pescador do grupo Família de Pesca do Gragoatá fisga um filhote de tubarão nas tranquilas águas da praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói. O vídeo mostra o espanto do pescador que esperava pegar cocorocas ou corvinotas.

— Até tubarão eu pego, tem essa não! – vangloria-se o pescador Tomás, atraindo a atenção de uma pescadora que vem correndo ver o peixe que, segundo um peixeiro do Mercado São Pedro que assistiu o vídeo, seria um caçonete (filhote de cação).

–  Sério mesmo, você pegou um tubarão – diz a pescadora. O autor do feito, responde: Estava cortando a linha. A colega emenda: “Gente, é bonitinho…”, no que o homem responde: “Merece viver, né mesmo”, antes de devolver o caçonete ao mar de Icaraí.

O termo cação é uma palavra portuguesa derivada do espanhol [‘cazón’] que, há muito tempo, era atribuída a uma espécie de tubarão específica. “Mas, há dezenas de anos, acabou aplicada para todas as espécies de tubarão”, explica o biólogo Hugo Bornatowski, pesquisador das ONGs Associação MarBrasil e Observatório de Justiça e Conservação (OJC).

Há três anos, Dois tubarões-martelos atraíram a atenção de curiosos que estavam na Praia de Itaipu, na Região Oceânica, de Niterói. Os animais caíram nas redes de um barco de pescadores e foram levados até a areia da praia. Embora os pescadores não tenham confirmado o local exato de captura dos tubarões, quem costuma remar nas águas das ilhas próximas a Itaipu diz ter visto a presença de tubarões no local.

Em maio de 2020, um tubarão-baleia foi encontrado por um grupo de pescadores próximo à Ilha Mãe, na altura da praia de Itaipu, em Niterói. O tubarão-baleia é o maior peixe e vertebrado não mamífero da natureza. Ele pode ter, na fase adulta, até 12 metros de comprimento e 12 toneladas.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

A importância dos jornaleiros na construção dos cem anos do Globo

Salvador Sarpa, o "Russo", aos 84 anos ainda conserva o brilho no olhar pela profissão…

2 horas ago

Protesto em Niterói contra nomeação política mobiliza comunidade escolar

Com faixas estendidas em frente à escola, manifestantes cobram respeito à vontade da comunidade escolar…

2 dias ago

Memória em ruínas: o esquecimento estampado no Centro de Niterói

Palacete em ruínas tem sua história e sua serventia desprezadas pelo projeto de revitalização do…

6 dias ago

Hospital Icaraí entre os primeiros a adotar novo tratamento de fibrilação atrial

Equipe médica realiza procedimento cirúrgico com suporte de alta tecnologia no Hospital Icaraí/ Foto: Pedro…

1 semana ago

Protesto em Niterói contra nomeação política para direção de escola municipal

Professores, alunos e responsáveis participam de uma festa realizada na Escola Maria Ângela, em Niterói…

1 semana ago

Ivna Maluly: A força da escrita como instrumento de superação e inspiração

Entre livros e histórias, Ivna Maluly compartilha sua paixão pela literatura infantil / Divulgação Desde os…

1 semana ago
Publicidade