Não é conversa de pescador. Está nas redes sociais um vídeo mostrando hoje (30), quando um pescador do grupo Família de Pesca do Gragoatá fisga um filhote de tubarão nas tranquilas águas da praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói. O vídeo mostra o espanto do pescador que esperava pegar cocorocas ou corvinotas.
— Até tubarão eu pego, tem essa não! – vangloria-se o pescador Tomás, atraindo a atenção de uma pescadora que vem correndo ver o peixe que, segundo um peixeiro do Mercado São Pedro que assistiu o vídeo, seria um caçonete (filhote de cação).
– Sério mesmo, você pegou um tubarão – diz a pescadora. O autor do feito, responde: Estava cortando a linha. A colega emenda: “Gente, é bonitinho…”, no que o homem responde: “Merece viver, né mesmo”, antes de devolver o caçonete ao mar de Icaraí.
O termo cação é uma palavra portuguesa derivada do espanhol [‘cazón’] que, há muito tempo, era atribuída a uma espécie de tubarão específica. “Mas, há dezenas de anos, acabou aplicada para todas as espécies de tubarão”, explica o biólogo Hugo Bornatowski, pesquisador das ONGs Associação MarBrasil e Observatório de Justiça e Conservação (OJC).
Há três anos, Dois tubarões-martelos atraíram a atenção de curiosos que estavam na Praia de Itaipu, na Região Oceânica, de Niterói. Os animais caíram nas redes de um barco de pescadores e foram levados até a areia da praia. Embora os pescadores não tenham confirmado o local exato de captura dos tubarões, quem costuma remar nas águas das ilhas próximas a Itaipu diz ter visto a presença de tubarões no local.
Em maio de 2020, um tubarão-baleia foi encontrado por um grupo de pescadores próximo à Ilha Mãe, na altura da praia de Itaipu, em Niterói. O tubarão-baleia é o maior peixe e vertebrado não mamífero da natureza. Ele pode ter, na fase adulta, até 12 metros de comprimento e 12 toneladas.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…