Publicidade
Notícias

Perito confirma combustível adulterado

Publicidade

O grupo Dinisa contratou um perito que constatou na quinta-feira (13/07) que o combustível adulterado é a causa do enguiço de dezenas de carros Renaut, Nissan, Jeeps, Peugeot e Fiat que têm sido levados às concessionárias de Niterói para reparos.

A irregularidade, segundo o técnico, foi causada pelo combustível que estaria provocando falhas no motor, danificando os cabeçotes e as válvulas de ignição, fazendo com que o veículo perca a compressão.

O advogado Luiz Meato, presidente da Comissão de Petróleo e Gás da OAB Niterói oficiou à Agência Nacional de Petróleo (ANP), pedindo esclarecimentos e providências do órgão “tendo em vista a notícia sobre a possível ocorrência de fraude no combustível em alguns postos de Niterói”.

A Dinisa, que já está reparando 15 carros, fez um mapeamento com os clientes que estão tendo esse problema e constatou que eles abasteceram em postos da Região Oceânica e de Maricá.

A Hayasa, concessionária da Honda, recebeu 40 veículos com o mesmo defeito. Os primeiros seis examinados apresentaram carbonização dos anéis, sendo preciso abrir o motor e substituir algumas peças, com orçamentos que variam de R$ 3 mil a R$ 12 mil.

Com a grande quantidade de veículos na oficina, a Hayasa montou uma equipe extra de mecânicos para que os fregueses não fiquem muito tempo com os carros parados. A concessionária esclarece que esse tipo de conserto não é coberto pelas empresas de seguros, pois as fábricas somente garantem defeitos de fabricação, o que não é o caso.                       

A Ipiranga diz estar apurando e que, caso constate alguma irregularidade no combustível de seus postos, tomará providências. Ressalta possuir um rígido programa de controle de qualidade dos combustíveis.

A Petrobras, por sua vez, informou que sua área técnica está em contato com as concessionárias de Niterói e Leste Metropolitano do Rio, verificando o caso. A companhia disse que enviou unidades móveis do programa de controle de qualidade “De Olho no Combustível” para realizar testes nos postos BR.

O Procon Estadual disse que em maio recolheu amostras de combustível de dois postos em Itaipu; em junho fez o mesmo em outro de Várzea das Moças, mas ainda não tem o resultado das análises. Já em dois postos de Maricá, o órgão detectou alto índice de álcool na gasolina, interditando os tanques. O consumidor pode mandar denúncias ou reclamações para o e-mail <151proconrj@gmail.com>. Já a Agência Nacional do Petróleo disse desconhecer a ocorrência de adulteração de combustíveis em Niterói, mas as suspeitas de consumidores podem ser denunciadas pelo 0800 970 0267 ou no “Fale Conosco” do site da ANP.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

2 horas ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

1 dia ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

6 dias ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

1 semana ago

Niterói ganha mais um desembargador no Tribunal de Justiça do RJ

Ex-presidente Manoel Alberto, o novo desembargador Márcio Quintes com a mãe e desembargadora Norma Suely,…

1 semana ago

Niteroiense encontrada sem vida na Indonésia; família aponta falhas graves no resgate

Juliana só foi resgatada, já sem vida, 86 horas depois de sofrer a queda no…

1 semana ago
Publicidade