Publicidade
Notícias

Pardais desligados em área de risco

Publicidade

O desligamento de radares de velocidade em estradas estaduais próximos de áreas de risco somente deverá ser feito agora, dois anos depois de a lei 7.580/17 determinar a medida. Esta lei proíbe a instalação de pardais em áreas com alto índice de violência e confronto armado como os que têm ocorrido em trechos críticos das rodovias RJ-104 e RJ-106.

Já nas estradas federais, onde o presidente Bolsonaro pretendia também retirar os pardais da fiscalização do trânsito, ao contrário o governo acaba de fechar um acordo com o Ministério Público Federal para a instalação de 1,2 mil radares em rodovias não concedidas à iniciativa privada.

Nas rodovias estaduais, os equipamentos a serem desligados serão listados após decisão conjunta do Departamento de Estadas de Rodagem (DER) com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar.

A princípio, serão 16 radares desativados nas RJ-104 e RJ-106. A primeira liga Niterói ao Trevo de Manilha, em Itaboraí; e a segunda vai de Tribobó, em São Gonçalo, até a BR-101, em Macaé. Nessas rodovias tem sido frequente relatos de assaltos e arrastões

— A medida possibilitará que todos os motoristas circulem pelos trechos próximos às áreas de risco, sem receio de multas, em qualquer horário do dia e da noite. Isso porque os radares não serão simplesmente desligados. Eles serão também retirados dos locais identificados pelo BPRv — afirmou Uruan Cintra de Andrade, presidente do DER-RJ.

Vão permanecer ligados os radares localizados próximo de escolas e hospitais ao longo das rodovias estaduais.

Estradas federais

Já nas estradas federais administradas diretamente pelo governo, o Ministério da Infraestrutura decidiu pela instalação de 1,2 mil novos equipamentos de controle de velocidade.

__ Isso é o mínimo necessário para manter a segurança”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Segundo ele, os radares escondidos não serão mais permitidos pelo governo federal. “Eles serão sinalizados. O usuário não será surpreendido e colocados onde efetivamente são necessários”, garantiu. A avaliação do local de instalação, de acordo com o ministro, será técnica. Por exemplo, em áreas como transição da área rural para a área urbana, nas proximidades de locais como escolas e em pontos onde são recorrentes acidentes por excesso de velocidade.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

6 horas ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago
Publicidade