Publicidade
Notícias

Pai do Ano cuida de 19 jovens acolhidos pela Acape em Piratininga

Publicidade
Paulo Sá, um pai muito especial e alguns de seus 19 “filhos” acolhidos pela Acape

Não pensei duas vezes para escolher Paulo Sá como o Pai do Ano. Quando os leitores conhecerem a bonita e abençoada história de sua vida vão concordar plenamente com a Coluna. Há 18 anos ele ingressou na Associação dos Colaboradores e Amigos dos Pacientes Especiais (Acape) muito bem dirigida até hoje pela psicóloga Ana Claudia, com quem mais tarde se casou.

Paulo, era auditor da Receita Federal até se aposentar aos 58 anos para entrar de corpo e alma nesse projeto humano e solidário. A Acape está instalada na Avenida Professor Ernani Faria Alves n°1 (antiga Avenida Doze), ao lado do Colégio Itapuca, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói.

Hoje, Paulo cuida de dezenove jovens especiais como se fossem seus filhos. Foram acolhidos ainda criança. A maioria não tem nenhuma referência materna ou paterna, mas na Acape ganharam identidade, reinserção familiar e inclusão social. Participam, também, de oficinas terapêuticas e de lazer assistido, além de um tratamento humanizado da saúde mental.

A luta é permanente para manter a Acape e dar um tratamento digno aos jovens acolhidos. As despesas são muitas, desde o aluguel da casa, os encargos de uma equipe pequena de cuidadores, cozinheira e auxiliares de serviços gerais, as contas mensais de água, luz, IPTU, gás e telefone, além da cesta da alimentação, remédios que são primordiais, materiais de higiene e limpeza, bem como as roupas pessoais e de cama, toalhas etc.

Uma equipe técnica formada por médico, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicopedagogo dão apoio ao tratamento dos jovens especiais.

A Acape não recebe subvenções de nenhum órgão de governo federal, estadual ou municipal. A obra é mantida graças a doações de algumas pessoas e de empresas como a Hayasa, que doa a carne, e a HQ da Ceasa, que fornece legumes. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone (21) 2619-2230. Ou fazer uma visita a essa primorosa instituição para conhecê-la de perto e entrar para o time de colaboradores e amigos da Acape.

Paulo Sá, com quatro stents no coração, é uma daquelas figuras raras, uma fortaleza em fazer o bem. Ele diz que essa luta tem sido estimulante para ir enfrentado as dificuldades. No seu Dia dos Pais merece uma benção toda especial. Paizão assim, a gente só encontra na terra do cacique Arariboia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

1 dia ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

5 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade