Publicidade
Notícias

Osmar Buzin brinda Niterói com seu empreendedorismo

Publicidade
Buzin com a cerveja Diavolo, eleita a melhor ‘biere de garde’ do mundo

Coloquei meu blazer azul marinho e a gravata para cumprimentar um amigo empresário que conheci há 44 anos ainda jovem, de cabelos compridos, segurando um espeto cheio de carnes, frango e linguiça. Ele andava rápido de uma mesa à outra servindo os fregueses de uma churrascaria. Hoje, reencontro Osmar Buzin criador da Cervejaria Noi, que acaba de conquistar em Londres com sua cerveja Diavolo a medalha de ouro da categoria “biere de garde”, competindo com mais de 900 rótulos de todo o mundo.

Osmar Buzin deixou a lida na lavoura em Sarandi (Rio Grande do Sul) e pegou uma carona no caminhão do programa “Carga Pesada” até desembarcar em Três Corações (MG). Aí começava sua bonita história de muita luta. Como bom gaúcho foi trabalhar numa churrascaria em Minas Gerais; e depois em outra, em Atibaia, no território paulista.

Em 1978 veio direto pousar no Rincão de São Francisco, onde atuou como garçom até ser promovido a gerente do Rincão de Itaipu e se tornar dono com o primo Ademor Signor. Foi quando começou a formar sua equipe com parentes, amigos e vizinhos que hoje somam mais de 500 jovens que vieram dos pampas trazidos por Osmar e que estão espalhados por Niterói e pelo Brasil e até um deles em Pequim e outro em Nova York.

Foi com essa tropa de gaúchos como empregados ou sócios, que seguiu abrindo o Buzin de Icaraí, da Região Oceânica e de Búzios; o Rodogril de São Gonçalo, além do Noi da Moreira César, da Miguel de Frias e Plaza Shopping, e o Quiosque de Itacoatiara.

Há 11 anos, Osmar com sua vasta experiência no ramo da gastronomia resolveu liderar um pequeno grupo e abrir a Cervejaria Noi em Itaipu. Hoje, tendo as filhas Bárbara e Bianca como seus braços direito e esquerdo, produz mais de 20 estilos de cervejas. A Noi é a mais premiada no Estado do Rio de Janeiro, tendo se tornado uma referência em produção artesanal da bebida no Brasil.

Com sua mente criadora, Osmar resolveu abrir também uma destilaria e chamou Guilherme Zanin, o craque alquimista que depois de mergulhar no mundo dos gins colocou no mercado o ÍON, primeiro lançamento da marca.

Gente boa e de visão com a simpatia de Osmar Buzin, que os gaúchos mandaram de bandeja para ajudar o progresso de Niterói a gente só encontra na terra de Arariboia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

14 horas ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

4 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

1 semana ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade