Publicidade
Categories: Notícias

Obra do túnel leva medo ao Preventório

Publicidade

Enquanto o ex-petista Rodrigo Neves posa no canteiro de obras do túnel Charitas-Cafubá para aparecer na mídia agraciada pela propaganda de R$ 50 milhões que estão sendo gastos pela prefeitura de Niterói para exaltar a administração municipal, famílias moradoras do morro do Preventório sofrem com as explosões, a poeira e a incerteza de que o pior possa lhes acontecer a qualquer instante.

Para a construção do túnel a prefeitura removeu doze famílias do morro do Preventório, restando dez casas comprometidas pela obra. A maioria está com rachaduras, resultantes das explosões para abrir as galerias, e seus moradores ficaram com o acesso dificultado. Somente conseguem subir por uma escada de ferro improvisada pela construtora, sem iluminação, que deve ser acessada ao lado do Ciep.

O aposentado Daniel dos Santos Correia, que mora há 40 anos numa das casas hoje ameaçadas, conta que sua família e a dos vizinhos sofrem com o barulho das explosões. “Estremece tudo aqui dentro. Parece um terremoto, além de ficarmos cobertos de pó”, disse ele.

A prefeitura distribuiu máscaras para os moradores evitarem inalar o pó de pedra, mas como  não serviam para isso foram recolhidas com a promessa de que seriam distribuídas outras melhores, o que não aconteceu.

– O descaso da prefeitura é muito grande. Nós só conseguimos contato com o senhor Lincoln da Silveira, diretor da Emusa, quando ele visita a obra. Mas este nos trata com frieza e diz que não tem posição alguma, pois não sabe se a prefeitura tem interesse, ainda, em indenizar os moradores que continuam na área afetada pela construção do túnel – disse Daniel.

A podóloga Tania Silva é outra que está sofrendo com o desleixo da prefeitura e da construtora com a segurança dos moradores do Preventório. Sua casa também está com rachaduras. Ela reclama do acesso precário dizendo que, além da escada sem iluminação, muitas vezes tem que pisar na lama para sair ou voltar para casa. “Estamos largados à própria sorte”, diz Tania.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Gruta de Santo Antônio conquista o InspiraRio na categoria gastronomia

Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…

3 dias ago

Cidadania elege novo presidente no RJ e reafirma apoio a eleição de Paes a governador

Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…

6 dias ago

São Gonçalo: refém da violência está esquecido na guerra contra o crime

Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…

2 semanas ago

Urologista Leandro Casemiro Cezar destaca prevenção do câncer de próstata

O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…

2 semanas ago

Água na torneira? Só às vezes. Mas conta chega cheia aos moradores de Maricá

Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…

2 semanas ago

CHN+Vidas amplia rede de prevenção cardíaca em academias de Niterói

Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…

3 semanas ago
Publicidade