Publicidade
Notícias

Números do Censo aumentam a saudade de um líder espiritual de Niterói

Publicidade
Monsenhor Elídio Robaina era um evangelizador incansável

A revelação do Censo Demográfico do IBGE sobre o perfil religioso da população brasileira, traz a memória dos católicos niteroienses a figura prestimosa do monsenhor Elidio Robaina. Diante do fato de Niterói ter hoje 44,94% da população de católicos, abaixo da média nacional de 56,7%, Robaina parece fazer falta à igreja. Ele dedicou toda a sua vida à evangelização. Realizava numerosas cerimônias de batizados individuais e coletivos, e era incansável em levar a igreja aos mais necessitados.

O Papa Leão XIV tem reforçado a importância da evangelização. Ressalta que ela deve ser feita com ternura e proximidade, ajudando as famílias a redescobrirem a fé e a compreender a beleza do matrimônio cristão.

Chama atenção no perfil religioso de Niterói o percentual daqueles que se declaram sem religião. São 16,96% , um número significativamente maior que a média nacional de 9,3%. Os evangélicos são 22,16%, um percentual abaixo da média brasileira de 26,9%. O IBGE apurou, ainda, que em Niterói os espíritas formam 5,95% da população, e que os seguidores da umbanda e do candomblé são 3,06%.

A queda no percentual de católicos no Brasil e o crescimento dos evangélicos e pessoas sem religião refletem mudanças sociais e culturais profundas.  E a pesquisa reforça a falta que guias religiosos como Elidio Robaina fazem falta à comunidade. Era um padre preocupado com os mais necessitados. Já em idade avançada visitava os mais recônditos lugares para levar o evangelho. Distribuía enxovais para bebês, brinquedos para as crianças no Natal e cestas para a ceia de fim de ano de muitas famílias.

Nas exigências para o batismo, facilitava ao máximo. Quando os padrinhos não eram crismados, o monsenhor substituía por um curso que ele ministrava. Ele afirmava sempre que o importante era evangelizar, aproximar e trazer as pessoas para frequentarem a igreja.

Apesar dos esforços do arcebispo da Arquidiocese, Dom José Francisco, do arcebispo Emérito Dom Alano Pena, e do vigário geral padre Carmine Pascale, as pessoas encontram dificuldades em muitas igrejas para batizar um filho e celebrar uma missa, principalmente se for individual.

Pode ser que agora com o Papa Leão XIV enfatizando e mostrando a importância da evangelização, especialmente no contexto das famílias e da juventude, que os padres se sintam mais motivados em realizar com ênfase e em tempo integral as missões delegadas por Deus.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Villa Pereira Carneiro: um refúgio de paz e memória numa ponta de Niterói

Segurança e privacidade a dois quilômetros do Centro de Niterói, um privilégio de quem mora…

2 dias ago

Niterói reajusta IPTU em 2026 mesmo com a inflação em queda no país

Carnês do IPTU/2026 de Niterói vão ser distribuídos pela internet aos contribuintes / Ilustração: Betovens…

3 dias ago

Erthal Rocha eleito Intelectual do Ano por sua trajetória na Justiça e na Cultura

Erthal ao lado do ex-presidente da ABL e atual presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi,…

1 semana ago

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

2 semanas ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

3 semanas ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

3 semanas ago
Publicidade