Publicidade
Notícias

Novo fórum federal agora sai em Niterói

Publicidade

Presidente do TRF2, André Fontes, com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi (à esq), e o vice-presidente de Operação e Logística, Marcelo Prata

Um novo fórum da Justiça Federal deverá começar, finalmente, a ser construído até 2018 na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói. O presidente do Tribunal Regional Federal (TRF2), desembargador André Fontes, reuniu-se esta semana com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, para firmar uma parceria que viabilize a construção.

A nova sede da Subseção Judiciária de Niterói tem pedra fundamental há sete anos no terreno ao lado da agência da Caixa, na principal avenida do centro da cidade, que foi adquirido ao INSS, bem como o projeto aprovado pela prefeitura para construir um prédio de 18 andares, que agora também já tem nome.

Segundo o presidente André Fontes deverá ser nomeado em homenagem ao ministro José Eduardo do Prado Kelly (1904 – 1986), do Supremo Tribunal Federal, que nasceu em Niterói, assim como o seu pai, o também ministro do STF, Otávio Kelly (1878 – 1948).

Esta semana, o Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou a alteração e a atualização do Plano de Obras Consolidado da Justiça Federal para o período de 2016-2019. O TRF2 deverá receber em 2018 a dotação de R$ 23,9 milhões para obras e projetos de modernização, que deverá utilizar na renovação da sede, no Rio de Janeiro. Para construir o fórum de Niterói a expectativa é a de que a Caixa formalize a parceria com o TRF2 para financiar o projeto.

Garantir à sociedade instalações acessíveis, funcionais e confortáveis na Justiça Federal de Niterói é prioridade da atual gestão do TRF2. A afirmação foi feita pelo desembargador federal André Fontes, presidente do Tribunal que atua com competência sobre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. André Fontes fez a declaração em reunião realizada com o presidente da OAB Niterói, Antonio José Barbosa Silva.

Atualmente, tramitam cerca de 57 mil processos na Justiça Federal de Niterói, que hoje ocupa um prédio alugado, insuficiente para o atendimento a partes e advogados e com problemas de acesso, que dificultam, inclusive, a segurança de juízes, servidores e transeuntes.

“A cidade tem o sétimo maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal do país e é a primeira colocada entre os municípios do Estado do Rio. Certamente, merece uma sede judiciária federal à altura”, disse o desembargador.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

17 horas ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

6 dias ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

6 dias ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago

Gérson Nunes – eterno Canhotinha de Ouro – completa 85 anos bem vividos

Gérson Nunes: Craque, líder e inspiração para gerações por seus passes perfeitos e seu caráter…

2 semanas ago
Publicidade