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Nova placa de carro vai render R$ 18 bi

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Depois da exigência do extintor de incêndio ABC e do kit de primeiros socorros, ambas já abolidas, agora o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu que todos os veículos registrados no Brasil terão que trocar suas placas pelas do padrão Mercosul. Os carros zero já terão que ter essas placas, e os demais têm prazo até 31 de dezembro de 2022 para realizar a troca.

A estimativa é a de que essas placas deverão custar entre R$ 120 e R$ 200, cada uma. Com isso, o setor deverá faturar entre R$ 11,4 bilhões e R$ 18,9 bilhões com a troca de placas, já que a medida também prevê novo emplacamento para o caso de transferências de veículos de um estado para outro. Em 2017, o Denatran registrou a ocorrência de 1,4 milhão de transferências.

 As placas atuais, com três letras e quatro números, devem esgotar a numeração dentro de dez anos, segundo admitem ténicos do Denatran.

A placa Mercosul, criada em 2014, usa três números e quatro letras, tem uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional contendo a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. A tira é uma maneira de evitar falsificação. Tem gravadas também as bandeiras do Brasil e as do Estado e do Município de emplacamento.

Em tese, será criado um sistema de consultas a ser compartilhado entre os países do Mercosul para combater roubos de veículos, tráfico de pessoas e de drogas. Com o novo sistema, seria possível identificar o proprietário, o tipo, a marca, o modelo, o ano de fabricação e o número do chassi do veículo.

 Atualmente, o Mercosul é formado por cinco membros plenos: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela, que está suspensa do bloco a partir de dezembro de 2016; cinco países associados: Chile, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru; e dois países observadores: Nova Zelândia e México.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

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