Sem ouvir moradores e comerciantes, a Prefeitura de Niterói, através da NitTrans, fechou na manhã desta terça-feira (31/05) o principal acesso aos condomínios da praia e das ruas internas de Charitas. O retorno para quem vem de São Francisco, em frente à pista de pouso de parapentes e de aeromodelismo, segundo a NitTrans foi fechado para evitar acidentes com ciclistas. No entanto, o problema era justamente causado pela ciclovia ter sido instalada na contramão, na pista que vai para São Francisco.
Com o fechamento, os moradores e clientes dos restaurantes de Charitas têm que contornar a Avenida Silvio Picanço somente na rótula localizada em frente à estação dos catamarãs, onde ocorrem constantes acidentes naqueles cruzamentos perigosos.
Além de prejudicar os moradores de Charitas, o fechamento do retorno também vai provocar transtornos para quem mora na Região Oceânica, pois o local era rota de fuga (e servia como via reversível) nas enchentes frequentes da Avenida Silvio Picanço. O retorno também é usado pelos praticantes de voo livre para voltar ao Parque da Cidade.
– Quando chove muito e a rua alaga, aquele retorno é usado para permitir a mão dupla na pista junto à praia. Como não resolveram o problema do alagamento, como farão durante uma próxima inundação? – indaga o comerciante Júlio César Medeiros.
Há meses os moradores alertam a NitTrans sobre os riscos que os ciclistas correm na ciclovia na contramão, motivo que levou a Prefeitura a fechar o retorno:
– Sugerimos à Nittrans a criação de uma faixa de desaceleração, justamente para realizar o retorno com mais segurança e não atrapalhar o fluxo de veículos. Nos mesmos moldes das que existem em vários pontos na orla no Rio. Pelo visto é mais fácil fechar e pronto – lamentou a advogada Silvana Macedo.
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…
Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…
Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…
Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…
Jorge Roberto Silveira apresenta o Vida Nova no Morro na ONU, em 1997 O relançamento…