Publicidade
Notícias

NitTrans fecha acesso a condomínios de Charitas ‘para proteger ciclistas’

Publicidade
Cones e cavaletes bloqueiam retorno entre pistas da Avenida Silvio Picanço, em Charitas

Sem ouvir moradores e comerciantes, a Prefeitura de Niterói, através da NitTrans, fechou na manhã desta terça-feira (31/05) o principal acesso aos condomínios da praia e das ruas internas de Charitas.  O retorno para quem vem de São Francisco, em frente à pista de pouso de parapentes e de aeromodelismo, segundo a NitTrans foi fechado para evitar acidentes com ciclistas. No entanto, o problema era justamente causado pela ciclovia ter sido instalada na contramão, na pista que vai para São Francisco.

Com o fechamento, os moradores e clientes dos restaurantes de Charitas têm que contornar a Avenida Silvio Picanço somente na rótula localizada em frente à estação dos catamarãs, onde ocorrem constantes acidentes naqueles cruzamentos perigosos.

Além de prejudicar os moradores de Charitas, o fechamento do retorno também vai provocar transtornos para quem mora na Região Oceânica, pois o local era rota de fuga (e servia como via reversível) nas enchentes frequentes da Avenida Silvio Picanço. O retorno também é usado pelos praticantes de voo livre para voltar ao Parque da Cidade.

– Quando chove muito e a rua alaga, aquele retorno é usado para permitir a mão dupla na pista junto à praia. Como não resolveram o problema do alagamento, como farão durante uma próxima inundação? – indaga o comerciante Júlio César Medeiros.

Há meses os moradores alertam a NitTrans sobre os riscos que os ciclistas correm na ciclovia na contramão, motivo que levou a Prefeitura a fechar o retorno:

–  Sugerimos à Nittrans a criação de uma faixa de desaceleração, justamente para realizar o retorno com mais segurança e não atrapalhar o fluxo de veículos. Nos mesmos moldes das que existem em vários pontos na orla no Rio.  Pelo visto é mais fácil fechar e pronto – lamentou a advogada Silvana Macedo.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

3 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

3 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

4 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

7 dias ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

7 dias ago

Síndicos denunciam aumento da criminalidade no Ingá e Boa Viagem

Câmeras dos prédios flagram o furto de alumínio e cabos nas ruas despoliciadas do Ingá…

1 semana ago
Publicidade