Publicidade
Notícias

NitTrans fecha acesso a condomínios de Charitas ‘para proteger ciclistas’

Publicidade
Cones e cavaletes bloqueiam retorno entre pistas da Avenida Silvio Picanço, em Charitas

Sem ouvir moradores e comerciantes, a Prefeitura de Niterói, através da NitTrans, fechou na manhã desta terça-feira (31/05) o principal acesso aos condomínios da praia e das ruas internas de Charitas.  O retorno para quem vem de São Francisco, em frente à pista de pouso de parapentes e de aeromodelismo, segundo a NitTrans foi fechado para evitar acidentes com ciclistas. No entanto, o problema era justamente causado pela ciclovia ter sido instalada na contramão, na pista que vai para São Francisco.

Com o fechamento, os moradores e clientes dos restaurantes de Charitas têm que contornar a Avenida Silvio Picanço somente na rótula localizada em frente à estação dos catamarãs, onde ocorrem constantes acidentes naqueles cruzamentos perigosos.

Além de prejudicar os moradores de Charitas, o fechamento do retorno também vai provocar transtornos para quem mora na Região Oceânica, pois o local era rota de fuga (e servia como via reversível) nas enchentes frequentes da Avenida Silvio Picanço. O retorno também é usado pelos praticantes de voo livre para voltar ao Parque da Cidade.

– Quando chove muito e a rua alaga, aquele retorno é usado para permitir a mão dupla na pista junto à praia. Como não resolveram o problema do alagamento, como farão durante uma próxima inundação? – indaga o comerciante Júlio César Medeiros.

Há meses os moradores alertam a NitTrans sobre os riscos que os ciclistas correm na ciclovia na contramão, motivo que levou a Prefeitura a fechar o retorno:

–  Sugerimos à Nittrans a criação de uma faixa de desaceleração, justamente para realizar o retorno com mais segurança e não atrapalhar o fluxo de veículos. Nos mesmos moldes das que existem em vários pontos na orla no Rio.  Pelo visto é mais fácil fechar e pronto – lamentou a advogada Silvana Macedo.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

6 horas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

10 horas ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

4 dias ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

1 semana ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago

Niterói relança ‘Vida Nova no Morro’, criado há 36 anos na gestão de Jorge Roberto

Jorge Roberto Silveira apresenta o Vida Nova no Morro na ONU, em 1997 O relançamento…

2 semanas ago
Publicidade