Publicidade
Notícias

Niteroienses vencem Campeonato Nacional de Foto Sub, em Cabo Frio

Publicidade

Um casal de niteroienses, os dentistas Fábio Freitas e sua mulher, Flávia Mergulhão, foram os grandes vencedores do Campeonato Nacional de Foto Sub, realizado no fim de semana na Costa do Peró, em Cabo Frio. Primeiro colocado no ranking nacional de fotógrafos subaquáticos, Freitas, que é cadeirante, foi o vencedor da categoria DSRL/Miroless, e Flávia da divisão Compacta.

Participaram da competição 19 fotógrafos de vários estados brasileiros. Flávia Mergulhão, que preside a Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (ABISUB), disse que a Costa do Peró foi escolhida para sediar o campeonato porque ali é possível observar, além de peixes e tartarugas, os pequenos e multicoloridos nudibrânquios, moluscos sem concha também chamados de lesmas-do-mar, que vivem em recifes de coral.

Pela preservação do ambiente marinho

A foto da gorgônia que deu primeiro lugar no campeonato à Flavia Mergulhão

Estrelas do mar fotografadas por Fabio Freitas

– Nossa intenção é trazer ao público a beleza do fundo do mar e conscientizar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente marinho, que muitas vezes não é acessível a todos – disse Flávia Mergulhão, moradora de Icaraí.

A fotografia de Fábio mostra estrelas do mar e a de Flávia uma gorgônia (popularmente conhecida como coral mole, uma ordem de corais que não possuem esqueleto).

Na categoria DSRL/Mirolles, Peu Guerbas, de Mato Groso, conquistou o segundo lugar; e, Ulisses Turati, de São Paulo, o terceiro lugar. Na categoria Compacta/Grande Angular, Luiz Magina, da Bahia, ficou em segundo lugar; e, Fernanda Saldanha, do Rio, em terceiro lugar.

A competição aconteceu na Costa do Peró, entre as praias do Peró e Conchas e a Ilha dos Papagaios, área onde há o fenômeno da ressurgência (subida de águas subsuperficiais, muitas vezes ricas em nutrientes, para camadas de água superficiais no oceano). Por ter sete quilômetros de águas sem poluição, a Praia do Peró conquistou a Bandeira Azul – certificado internacional de qualidade de praias. A bandeira será hasteada dia 13/11, às 10h, com atividades ambientais e concerto da Banda dos Fuzileiros Navais.

— Nosso objetivo é mostrar ao público, do Brasil e do exterior, as belezas naturais e a vida marinha da Costa do Peró, conscientizando-o da necessidade de conservação e preservação do meio ambiente – afirmou Fábio Freitas.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

2 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

3 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

5 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

1 semana ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

1 semana ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade