Publicidade
Notícias

Niteroienses vencem Campeonato Nacional de Foto Sub, em Cabo Frio

Publicidade

Um casal de niteroienses, os dentistas Fábio Freitas e sua mulher, Flávia Mergulhão, foram os grandes vencedores do Campeonato Nacional de Foto Sub, realizado no fim de semana na Costa do Peró, em Cabo Frio. Primeiro colocado no ranking nacional de fotógrafos subaquáticos, Freitas, que é cadeirante, foi o vencedor da categoria DSRL/Miroless, e Flávia da divisão Compacta.

Participaram da competição 19 fotógrafos de vários estados brasileiros. Flávia Mergulhão, que preside a Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (ABISUB), disse que a Costa do Peró foi escolhida para sediar o campeonato porque ali é possível observar, além de peixes e tartarugas, os pequenos e multicoloridos nudibrânquios, moluscos sem concha também chamados de lesmas-do-mar, que vivem em recifes de coral.

Pela preservação do ambiente marinho

A foto da gorgônia que deu primeiro lugar no campeonato à Flavia Mergulhão

Estrelas do mar fotografadas por Fabio Freitas

– Nossa intenção é trazer ao público a beleza do fundo do mar e conscientizar sobre a necessidade de preservação do meio ambiente marinho, que muitas vezes não é acessível a todos – disse Flávia Mergulhão, moradora de Icaraí.

A fotografia de Fábio mostra estrelas do mar e a de Flávia uma gorgônia (popularmente conhecida como coral mole, uma ordem de corais que não possuem esqueleto).

Na categoria DSRL/Mirolles, Peu Guerbas, de Mato Groso, conquistou o segundo lugar; e, Ulisses Turati, de São Paulo, o terceiro lugar. Na categoria Compacta/Grande Angular, Luiz Magina, da Bahia, ficou em segundo lugar; e, Fernanda Saldanha, do Rio, em terceiro lugar.

A competição aconteceu na Costa do Peró, entre as praias do Peró e Conchas e a Ilha dos Papagaios, área onde há o fenômeno da ressurgência (subida de águas subsuperficiais, muitas vezes ricas em nutrientes, para camadas de água superficiais no oceano). Por ter sete quilômetros de águas sem poluição, a Praia do Peró conquistou a Bandeira Azul – certificado internacional de qualidade de praias. A bandeira será hasteada dia 13/11, às 10h, com atividades ambientais e concerto da Banda dos Fuzileiros Navais.

— Nosso objetivo é mostrar ao público, do Brasil e do exterior, as belezas naturais e a vida marinha da Costa do Peró, conscientizando-o da necessidade de conservação e preservação do meio ambiente – afirmou Fábio Freitas.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

9 horas ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

2 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade