A equipe tem como orientador o professor Filipe Bueno Vilela. Roberto, ex-aluno da Aldeia Curumim e do Colégio Assunção, atualmente cursando engenharia de controle e automação no Inatel, tem a seu lado Rafael Reis, Natália Melo, Maria Clara Costa, Paulo Imbroisi Júnior, Daniel Fussia e Luma Prado.
Eles já concluíram o primeiro protótipo. Nele, a equipe habilitou as principais funções, parâmetros e alarmes presentes em um ventilador pulmonar comercial, para garantir sua eficácia. Na atual fase de desenvolvimento, serão iniciados os testes mecânicos e biológicos, para garantir a eficiência e segurança do equipamento.
O projeto considerou que existem no Brasil cerca de 65 mil respiradores, ou seja, três aparelhos para cada 10 mil pessoas. A importância do ventilador pulmonar é crucial no tratamento do Covid-19, pois um de seus principais sintomas é a falta de ar e a dificuldade para respirar.
Roberto Assad ressalta que comprar mais ventiladores não é uma solução muito viável no momento. Além de se tratar de mercadoria objeto de intensa disputa no mercado internacional, cada ventilador custa em torno de R$ 50 mil.
Pensando nisso, a Quíron, uma equipe multidisciplinar formada por alunos de graduação, no Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva, do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, desenvolveu um ventilador pulmonar de baixo custo e extremamente replicável.
Para que isso fosse possível, o projeto foi iniciado baseando-se em dois principais pilares: a) facilidade de obtenção dos componentes; b) custo acessível.
Para enfrentar a barreira das peças, que eram importadas e de custo elevado, a própria equipe produz muitas das peças a serem utilizadas nos ventiladores, fazendo com que, além da significativa redução do custo, a replicabilidade seja garantida, por não depender da aquisição de peças produzidas no exterior.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…