Publicidade
Notícias

Niteroiense exibe em NY curta premiado

Publicidade

Um Jardim Singular – a Singular Garden, dirigido pela niteroiense Monica Klemz, foi o único filme brasileiro selecionado para ser exibido dia 23 de fevereiro no The Museum Of Modern Art, em Nova York (NY), concorrendo no Fortnight Shorts Festival 2019 com outros nove de diversos países.

O curta metragem, com 16 minutos de duração, já foi selecionado e premiado 60 vezes, no Brasil e no exterior, ano passado. Foi filmado no Palácio do Catete, onde governaram e moraram 16 presidentes, o último deles, Juscelino Kubitscheck, em 1960 transferiu a capital federal para Brasília.

— O ritmo da vida e a consequente diminuição das relações interpessoais; a globalização; a virtualização das relações; violência, levam ao consequente esvaziamento de espaços públicos, destinados ao lazer, ao descanso e ao exercício do ser político. O filme, passeia por um jardim histórico, nascido no Brasil Império escravocrata, berço da primeira República, tombado como patrimônio histórico, no meio do caos urbano e a forma como as pessoas interagem com ele e como o jardim se desdobra em múltiplas facetas, do globalizante ao singular – diz Monica.

Outra história interessante  é a da própria Monica Klemz, ex-aluna do Maia Vinagre, Salesianos e Gay Lussac, que com a  atividade estressante de oncologista e de oficial médica da Aeronáutica, chefe do serviço do Hospital da Força Aérea do Galeão, procurou a dança como uma alegre distração para a vida, até que apareceu de uma artrite que a fez parar.

Não perdeu tempo, escolheu a arte cinematográfica, fazendo vários cursos, até entrar em 2014 para o de Cinema da Estácio de Sá. Na mesma ocasião, foi para a reserva da Aeronáutica como coronel.

Na Faculdade fez a pesquisa, roteiro, produção e direção, do filme com Ricardo Aleixo, editor de fotografia, Ricardo Bento, editor de som, Thiago Simas, editor de efeitos visuais e Francisco Malta, com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e do Cesgranrio.

Ela diz que agora tem duas paixões, a medicina, que exerce no Centro Oncológico Mixel Tenenbaum, e o cinema, onde pretende realizar outras produções.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

2 dias ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

3 dias ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

1 semana ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

1 semana ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago
Publicidade