O niteroiense Frederico Fontes vai ser ordenado hoje (28) em Quebec (Canadá) como diácono permanente pelo bispo da Diocese de Trois-Rivières, Dom Martin Laliberté. A celebração será transmitida ao vivo pelo Facebook, às 17h (hora de Brasília) diretamente da Igreja de Ste-Ursule, através do link https://www.facebook.com/paroissendf1.
Frederico tem uma trajetória inspiradora, tanto na vida profissional quanto na religiosa. A ordenação dele como diácono permanente é um marco significativo, e é emocionante ver como ele conseguiu equilibrar sua carreira profissional e sua dedicação à Igreja.
Engenheiro de computação, Frederico estudou no Centro Educacional de Niterói e se formou na Universidade Estácio de Sá. Trabalhou em grandes empresas no Brasil, entre elas a Petrobrás. Desde 2016 vive com a família em Quebec. Em 2002 se casou com Izabela, com quem tem duas filhas e um varão que estuda Veterinária na UFF, em Niterói. Na cidade canadense tem hoje uma pequena empresa especializada em ferramentas de gestão, consultoria e gerenciamento de projetos.
A sua caminhada na vida religiosa se iniciou quando, ainda criança, ia à missa (que só acontecia uma vez por mês) na capela de Sta-Edwiges, em Maricá. Ali também começou a estudar o catecismo. Porém, foi na Igreja de Nossa Senhora das Dores do Ingá, já em Niterói, que fez sua primeira comunhão.
“Neste tempo de igreja no Brasil, trabalhando em tempo integral (no mundo da informática isso sempre significou muitas horas extras) ainda encontrava tempo para a família e para a Igreja”, diz Frederico.
Ele acrescenta que “foi o monsenhor Elídio Robaina, que tinha um serviço incansável pela igreja e a quem servi em muitas reuniões paroquiais, quem me ensinou esta maneira de estar sempre com um sorriso no rosto e disponível para ajudar as pessoas”. Da paróquia do Ingá ele lembra, também, de outros padres que fizeram parte de sua caminhada religiosa: Padre João Franco, Padre Júlio Cesar, Padre Marcelo Chelles, Padre Marcelo José, Padre Cláudio, Padre Alex, Padre Marcos André, e Padre André.
Como um diácono serve à Igreja
Seu interesse pelo diaconato foi despertado durante uma conversa em Quebec com um diácono da igreja. “Conheci Arismendy Lozada participando de atividades da comunidade brasileira em contato com a hispanofônica do Quebec. Ele me convidou para uma sessão de informação, em outubro de 2018. Mas no sentido mais subjetivo, ouvi um chamado do Senhor para apoiar a Igreja”, diz Frederico.
Um diácono permanente é um homem que recebe o Sacramento da Ordem do Diaconato. Pode ser casado e é ordenado para servir a Igreja de forma permanente, sem a intenção de seguir para o sacerdócio. Os diáconos desempenham várias funções na Igreja, incluindo a proclamação do Evangelho, a assistência na celebração da Eucaristia, a administração de batismos, a bênção de casamentos e a condução de funerais. Eles também estão envolvidos em diversas atividades pastorais e sociais, ajudando a comunidade em várias necessidades.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…