Ele vai ser o segundo niteroiense a receber o destacado Prêmio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). Pietro Accetta é o 40° brasileiro a ser laureado desde 1970, quando o CBC passou a eleger o melhor cirurgião do país. O primeiro niteroiense foi Guilherme Eurico, que marcou época na medicina fluminense.
Concedida pelo CBC ao cirurgião brasileiro que, pelo acervo de atividades desempenhadas na sua vida profissional, tenha contribuído para o ensino, progresso e desenvolvimento da Cirurgia no Brasil, a honraria já foi entregue a nomes de peso do cenário nacional da cirurgia, como Ivo Pitanguy e o ex-ministro da Saúde Adib Jatene.
Pietro Accetta, além de sua destacada carreira médica tem uma bonita história de vida. Desde quando entrou para a Faculdade de Medicina da UFF, o Hospital Antônio Pedro virou também sua casa. Graduado em 1973, fez ali o internato e a residência médica em cirurgia geral. E não parou. Cursou e concluiu o mestrado em cirurgia gastroenterológica na UFF, e a seguir doutorado em cirurgia abdominal na UFRJ.
Depois destacou-se no hospital universitário como chefe da Emergência, chefe da Cirurgia Geral por 18 anos e diretor geral por cinco anos.
Nasceu em casa na Rua Froes da Cruz, cursou o Grupo Escolar Pinto Lima e o Colégio Plinio Leite. Seus pais, a dona de casa Concetta e o engraxate Antônio Accetta, imigrantes da província de Salerno, na Itália, conseguiram com muito sacrifício e luta dar uma educação digna aos três filhos: Domenio, Pietro e Ítalo, todos médicos formados pela UFF.
A sua bagagem e experiência cirúrgica tem passagem no Orêncio de Freitas, Pronto Socorro de São Gonçalo, Hospital Luiz Palmier e no Corpo de Bombeiros. Fez uma brilhante carreira na área docente, durante 23 anos, desde monitor, passando para auxiliar de ensino, depois professor assistente e adjunto até chegar a professor titular, o topo da carreira.
O Conselho Universitário concedeu-lhe, em 2019, o título de professor Emérito da Universidade Federal Fluminense. No Colégio Brasileiro de Cirurgiões Pietro tinha o título de especialista, passando depois a membro titular e, em seguida, membro emérito. Agora merecidamente recebe em 2022 o prêmio nacional com a entrega do diploma e da medalha da entidade nacional em data a ser marcada.
Pietro Accetta com suas mãos salvou muita gente e de seus ensinamentos saíram gerações de bons doutores espalhados por todos os cantos, por isso merece todas as homenagens da terra de Arariboia. Só nos resta dizer, obrigado Doutor.
Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…
Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…
Jorge Roberto Silveira apresenta o Vida Nova no Morro na ONU, em 1997 O relançamento…
A OAB Niterói realiza, nesta terça-feira (12), às 19h, uma cerimônia especial em homenagem a…
Bandido da bike continua a agir impunemente pelas ruas de Icaraí atacando senhoras e idosos…
O vídeo mostra o criminoso (no destaque) e roubando o cordão de ouro do idoso…