Publicidade
Notícias

Niteroiense é eleito melhor cirurgião do país pelo CBC

Publicidade
Pietro Accetta reconhecido por contribuir para o desenvolvimento da cirurgia no país

Ele vai ser o segundo niteroiense a receber o destacado Prêmio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). Pietro Accetta é o 40° brasileiro a ser laureado desde 1970, quando o CBC passou a eleger o melhor cirurgião do país. O primeiro niteroiense foi Guilherme Eurico, que marcou época na medicina fluminense.

Concedida pelo CBC ao cirurgião brasileiro que, pelo acervo de atividades desempenhadas na sua vida profissional, tenha contribuído para o ensino, progresso e desenvolvimento da Cirurgia no Brasil, a honraria já foi entregue a nomes de peso do cenário nacional da cirurgia, como Ivo Pitanguy e o ex-ministro da Saúde Adib Jatene.

Pietro Accetta, além de sua destacada carreira médica tem uma bonita história de vida. Desde quando entrou para a Faculdade de Medicina da UFF, o Hospital Antônio Pedro virou também sua casa. Graduado em 1973, fez ali o internato e a residência médica em cirurgia geral. E não parou. Cursou e concluiu o mestrado em cirurgia gastroenterológica na UFF, e a seguir doutorado em cirurgia abdominal na UFRJ.

Depois destacou-se no hospital universitário como chefe da Emergência, chefe da Cirurgia Geral por 18 anos e diretor geral por cinco anos.

Nasceu em casa na Rua Froes da Cruz, cursou o Grupo Escolar Pinto Lima e o Colégio Plinio Leite. Seus pais, a dona de casa Concetta e o engraxate Antônio Accetta, imigrantes da província de Salerno, na Itália, conseguiram com muito sacrifício e luta dar uma educação digna aos três filhos: Domenio, Pietro e Ítalo, todos médicos formados pela UFF.

A sua bagagem e experiência cirúrgica tem passagem no Orêncio de Freitas, Pronto Socorro de São Gonçalo, Hospital Luiz Palmier e no Corpo de Bombeiros. Fez uma brilhante carreira na área docente, durante 23 anos, desde monitor, passando para auxiliar de ensino, depois professor assistente e adjunto até chegar a professor titular, o topo da carreira.

O Conselho Universitário concedeu-lhe, em 2019, o título de professor Emérito da Universidade Federal Fluminense. No Colégio Brasileiro de Cirurgiões Pietro tinha o título de especialista, passando depois a membro titular e, em seguida, membro emérito. Agora merecidamente recebe em 2022 o prêmio nacional com a entrega do diploma e da medalha da entidade nacional em data a ser marcada.

Pietro Accetta com suas mãos salvou muita gente e de seus ensinamentos saíram gerações de bons doutores espalhados por todos os cantos, por isso merece todas as homenagens da terra de Arariboia. Só nos resta dizer, obrigado Doutor.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

4 dias ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

1 semana ago

Niterói relança ‘Vida Nova no Morro’, criado há 36 anos na gestão de Jorge Roberto

Jorge Roberto Silveira apresenta o Vida Nova no Morro na ONU, em 1997 O relançamento…

1 semana ago

OAB Niterói celebra Mês da Advocacia com homenagens e festa tradicional

A OAB Niterói realiza, nesta terça-feira (12), às 19h, uma cerimônia especial em homenagem a…

2 semanas ago

Moradores de Icaraí cobram ação policial contra criminoso que age de bicicleta

Bandido da bike continua a agir impunemente pelas ruas de Icaraí atacando senhoras e idosos…

2 semanas ago

Niterói em alerta: Quando a segurança vira promessa não cumprida

O vídeo mostra o criminoso (no destaque) e roubando o cordão de ouro do idoso…

2 semanas ago
Publicidade