A Associação dos Moradores do Bairro Boavista (Amob) foi notificada de que, na quinta-feira (04/05), a Prefeitura de Niterói vai demolir as duas guaritas que controlam o acesso ao loteamento pela Estrada Francisco da Cruz Nunes e pela Rua Roberto Paragó, em Itaipu.
Essa notícia causou pânico entre os moradores, porque a Região Oceânica está com os bairros sem policiamento. Não se vê uma viatura sequer da Polícia Militar circulando na área. Muito menos se encontram guardas municipais, nem mesmo nas ruas principais.
A demolição das guaritas seria razoável se os munícipes contassem com mais segurança e melhores serviços públicos. Porém, a politicalha domina Niterói, onde a prefeitura cobra um dos IPTUs mais caros do país, além de receber petrodólares bilionários que gasta com mais de 60 secretarias e com shows artísticos de alto custo, contratados sem concorrência.
As guaritas existem desde antes de ser constituída a Amob, há 23 anos. Segundo os moradores, os portões e as guaritas foram instalados para controlar o acesso ao Boa Vista, e não para impedir o ir e vir de ninguém. A Amob, sem contar com a prefeitura, sempre cuidou de sua praça com recursos próprios.
Em 2022, a Secretaria municipal de Ordem Pública abriu o processo 130/002659 contra a Amob, justificando que para cuidar do ordenamento público as guaritas e os portões de acesso ao Boa Vista deveriam ser retirados. Por toda a Região Oceânica existem dezenas de loteamentos cercados pelos moradores. Isto porque nunca contaram com serviços públicos ou segurança para suas casas.
Em 2019, a Prefeitura reurbanizou a pracinha do Boa Vista e agora está construindo uma ciclovia nos fundos do loteamento, na margem da lagoa de Itaipu. Moradores já se mobilizaram contra essa instalação, apontando que deverá trazer insegurança para as casas do loteamento.
Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…
Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…
Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…
O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…
Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…
Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…