Publicidade
Notícias

Niterói vai demolir guaritas de loteamento deixando moradores inseguros

Publicidade
Prefeitura notificou moradores do Loteamento Boa Vista, em Itaipu, que vai demolir suas guaritas

A Associação dos Moradores do Bairro Boavista (Amob) foi notificada de que, na quinta-feira (04/05), a Prefeitura de Niterói vai demolir as duas guaritas que controlam o acesso ao loteamento pela Estrada Francisco da Cruz Nunes e pela Rua Roberto Paragó, em Itaipu.

Essa notícia causou pânico entre os moradores, porque a Região Oceânica está com os bairros sem policiamento. Não se vê uma viatura sequer da Polícia Militar circulando na área. Muito menos se encontram guardas municipais, nem mesmo nas ruas principais.

A demolição das guaritas seria razoável se os munícipes contassem com mais segurança e melhores serviços públicos. Porém, a politicalha domina Niterói, onde a prefeitura cobra um dos IPTUs mais caros do país, além de receber petrodólares bilionários que gasta com mais de 60 secretarias e com shows artísticos de alto custo, contratados sem concorrência.

As guaritas existem desde antes de ser constituída a Amob, há 23 anos. Segundo os moradores, os portões e as guaritas foram instalados para controlar o acesso ao Boa Vista, e não para impedir o ir e vir de ninguém. A Amob, sem contar com a prefeitura, sempre cuidou de sua praça com recursos próprios.

Em 2022, a Secretaria municipal de Ordem Pública abriu o processo 130/002659 contra a Amob, justificando que para cuidar do ordenamento público as guaritas e os portões de acesso ao Boa Vista deveriam ser retirados. Por toda a Região Oceânica existem dezenas de loteamentos cercados pelos moradores. Isto porque nunca contaram com serviços públicos ou segurança para suas casas.

Em 2019, a Prefeitura reurbanizou a pracinha do Boa Vista e agora está construindo uma ciclovia nos fundos do loteamento, na margem da lagoa de Itaipu. Moradores já se mobilizaram contra essa instalação, apontando que deverá trazer insegurança para as casas do loteamento.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 dia ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

4 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade