Publicidade
Notícias

Niterói vai demolir guaritas de loteamento deixando moradores inseguros

Publicidade
Prefeitura notificou moradores do Loteamento Boa Vista, em Itaipu, que vai demolir suas guaritas

A Associação dos Moradores do Bairro Boavista (Amob) foi notificada de que, na quinta-feira (04/05), a Prefeitura de Niterói vai demolir as duas guaritas que controlam o acesso ao loteamento pela Estrada Francisco da Cruz Nunes e pela Rua Roberto Paragó, em Itaipu.

Essa notícia causou pânico entre os moradores, porque a Região Oceânica está com os bairros sem policiamento. Não se vê uma viatura sequer da Polícia Militar circulando na área. Muito menos se encontram guardas municipais, nem mesmo nas ruas principais.

A demolição das guaritas seria razoável se os munícipes contassem com mais segurança e melhores serviços públicos. Porém, a politicalha domina Niterói, onde a prefeitura cobra um dos IPTUs mais caros do país, além de receber petrodólares bilionários que gasta com mais de 60 secretarias e com shows artísticos de alto custo, contratados sem concorrência.

As guaritas existem desde antes de ser constituída a Amob, há 23 anos. Segundo os moradores, os portões e as guaritas foram instalados para controlar o acesso ao Boa Vista, e não para impedir o ir e vir de ninguém. A Amob, sem contar com a prefeitura, sempre cuidou de sua praça com recursos próprios.

Em 2022, a Secretaria municipal de Ordem Pública abriu o processo 130/002659 contra a Amob, justificando que para cuidar do ordenamento público as guaritas e os portões de acesso ao Boa Vista deveriam ser retirados. Por toda a Região Oceânica existem dezenas de loteamentos cercados pelos moradores. Isto porque nunca contaram com serviços públicos ou segurança para suas casas.

Em 2019, a Prefeitura reurbanizou a pracinha do Boa Vista e agora está construindo uma ciclovia nos fundos do loteamento, na margem da lagoa de Itaipu. Moradores já se mobilizaram contra essa instalação, apontando que deverá trazer insegurança para as casas do loteamento.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

1 dia ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

2 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

2 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

5 dias ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

5 dias ago

Síndicos denunciam aumento da criminalidade no Ingá e Boa Viagem

Câmeras dos prédios flagram o furto de alumínio e cabos nas ruas despoliciadas do Ingá…

7 dias ago
Publicidade