Publicidade
Notícias

Niterói tem o pior trânsito do país

Publicidade

Dirigida pelo ex-petista, ex-verde e hoje pedetista Rodrigo Neves, Niterói lidera o ranking das cidades com o trânsito mais congestionado do país. Pesquisa feita pelo aplicativo de táxis 99 mostra que as viagens na cidade, nos horários de pico, demoram 78% a mais, em média, do que as realizadas com tráfego livre. O Rio de Janeiro ficou em oitavo lugar, e São Paulo em sétimo.

São notórios os pontos de congestionamento em Niterói. A Avenida Amaral Peixoto, no Centro, a poucos passos da sede da prefeitura, fica bloqueada pelos carros que cruzam a via pela Rua Visconde de Sepetiba. O mesmo acontece com o acesso à Praça do Rink ou à Rua da Conceição, feito pela estreita Rua Visconde do Uruguai, onde os veículos também têm o espaço reduzido pelo estacionamento privilegiado para carros da Fundação Municipal de Saúde.

Em Icaraí, a Rua Alvares de Azevedo é hours concours. De manhã à noite é preciso muita paciência para cruzá-la da praia até a Gavião Peixoto. Na Zona Norte, a Alameda São Boaventura enfrenta trânsito pesado, onde quase não se veem agentes da NitTrans, mas os ‘pardais eletrônicos’ multam diligentemente motoristas que invadem a faixa exclusiva de ônibus.

Com mais de 264 mil veículos emplacados em Niterói, a cidade da Região Metropolitana com alto índice de qualidade de vida se ressente há tempos de mobilidade urbana, fluente apenas no discurso do prefeito e na justificativa para a construção milionária da Transoceânica, uma obra de mais de R$ 420 milhões que se arrasta tropeçando em erros desde 2013, afetando o comércio e os moradores da Região Oceânica.

A NitTrans teoricamente deveria cuidar da engenharia do trânsito de Niterói. No entanto, o que promove com muito afinco é o reboque de veículos estacionados até mesmo em ruas ermas, de pouquíssimo trânsito. A mesma eficiência da punição a motoristas não encontra contrapartida em soluções para fazer o trânsito andar ou para os carros pararem. A cidade tem grande déficit de áreas de estacionamento e não conta com transporte público suficiente para atender a demanda.

Na 1ª Vara Cível de Niterói corre uma ação que já anulou 649 multas de trânsito aplicadas por operadores terceirizados, contrariando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Agora, o juízo cobra explicações da NitTrans pela contratação de uma empresa, a Ecomix, que emprega 32 policiais militares inativos aplicando multas de trânsito.

Ao todo, a NitTrans conta com 180 operadores de tráfego efetivos e terceirizados e 26 agentes da Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal, que atuam na fiscalização. Quando postados embaixo de alguns semáforos em esquinas de trânsito volumoso, pouco fazem além de um apitaço. Sinal abriu, o guarda apita e balança a mão; sinal fechou, idem. E Niterói fica imóvel com seu trânsito desregulado.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

3 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

4 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

5 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

1 semana ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade