Publicidade
Notícias

Niterói retém verba federal e não paga clínicas de hemodiálise desde maio

Publicidade

O tratamento de hemodiálise de pacientes com doenças renais em Niterói está com o pagamento atrasado desde maio pela prefeitura. O custeio da Terapia Renal Substitutiva (TRS) é feito pelo Ministério da Saúde. Mas a secretaria municipal, apesar de haver recebido o recurso federal em 25 de junho, até hoje não fez o repasse para as clínicas que prestam o serviço de diálise em Niterói.

As clínicas também estão há mais de seis meses sem receber do governo estadual a verba de cofinanciamento para a confecção das fístulas (melhor tipo de acesso para hemodiálise, principalmente quando sua confecção evita o uso de próteses e dá mais segurança ao tratamento dialítico).

Em julho, Marcos Alexandre Vieira, presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), reclamou em ofício ao secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, sobre o “descaso que as clínicas vêm enfrentando por parte desta Secretaria que está retendo o repasse dos recursos para o pagamento referente a maio”.

Pacientes portadores de doença renal crônica dependem da hemodiálise, tratamento fundamental para a manutenção de suas vidas.  Sem receber há dois meses, os centros de diálise dizem estar ficando sem os insumos necessários para a manutenção do tratamento. Fato é que o dinheiro existe, foi enviado para a prefeitura com fim específico, mas está sendo retido.

Lembra o presidente da ABCDT que “o atraso constante por parte do gestor no repasse (a Prefeitura de Niterói) gera dificuldades no fluxo de caixa das clínicas, que para o exercício do tratamento, adquirem e mantêm máquinas e produtos importados indispensáveis para a hemodiálise. Além disto, possuem obrigações trabalhistas e tributárias, dentre outras, que devem ser atendidas mensalmente”, acrescentou Marcos Vieira.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 dia ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

4 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade