Publicidade
Notícias

Niterói recebe Ana Pimenta: vem mostrar que arte é para todos

Publicidade
Ana Pimenta quer mostrar que “colecionar é estabelecer diálogos entre objetos” / Foto: Divulgação

A produtora cultural Ana Pimenta promove um evento no espaço ATANÃ, em Niterói, para discutir a coleção de arte como expressão de afeto. O encontro, intitulado “Coleções de arte: narrativas, circuitos e afetos”, acontece neste sábado, 7 de setembro, das 19h às 21h, e promete reunir cultura, boa conversa e vinhos.

Ana Pimenta destaca que a coleção de arte, seja de acervos particulares ou de museus e fundações renomadas, pode ter múltiplas motivações: afetiva, econômica ou social. “Muita gente gosta de arte, mas não pensa em colecionar. Existe uma percepção de que é algo caro ou que é necessário entender muito do assunto. Meu objetivo com essa conversa é mostrar que o colecionismo pode ser para todos, basta ter vontade para começar. Na essência, colecionar é estabelecer diálogos entre objetos. Acabamos aprendendo bastante sobre nós mesmos no processo”, explica Ana Pimenta.

O evento focará na arte contemporânea e será guiado pelo interesse dos participantes, abordando tópicos como: colecionar como prática afetiva e representativa; narrativas contemporâneas no colecionismo de arte público e privado; as coleções na formação dos museus e na dinâmica do sistema da arte; e coleções públicas no Brasil e na América Latina.

Ana Pimenta, formada pela UFF com extensão no programa Culture Management da Vilnius University, Lituânia, trabalha com pesquisa, realização de exposições e organização de acervos. Já atuou na galeria Nara Roesler e na produtora Automatica, e atualmente cursa mestrado em Artes Visuais na UFRJ.

Em Niterói, Ana Pimenta produziu as exposições “Costurar fendas de outros tempos”, da artista Laura Freitas, na galeria Reserva Cultural, e “Em cantos plantados”, da artista Ana Paula Lourenço, no espaço ATANÃ. Também assinou textos das mostras “Dia de baile”, do fotógrafo Baraúna, no Centro de Artes UFF, e “Vazante”, da pintora Laís Amaral, na Fundação de Arte de Niterói – FAN.

O Espaço ATANÃ fica no Shopping Piazza, Est. Francisco da Cruz Nunes, 3095, sala 106, Itaipu. A participação custa R$ 55,00 e inclui o vinho. O evento acontece neste sábado, 7, das 19h às 21h.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

A importância dos jornaleiros na construção dos cem anos do Globo

Salvador Sarpa, o "Russo", aos 84 anos ainda conserva o brilho no olhar pela profissão…

21 horas ago

Protesto em Niterói contra nomeação política mobiliza comunidade escolar

Com faixas estendidas em frente à escola, manifestantes cobram respeito à vontade da comunidade escolar…

3 dias ago

Memória em ruínas: o esquecimento estampado no Centro de Niterói

Palacete em ruínas tem sua história e sua serventia desprezadas pelo projeto de revitalização do…

1 semana ago

Hospital Icaraí entre os primeiros a adotar novo tratamento de fibrilação atrial

Equipe médica realiza procedimento cirúrgico com suporte de alta tecnologia no Hospital Icaraí/ Foto: Pedro…

1 semana ago

Protesto em Niterói contra nomeação política para direção de escola municipal

Professores, alunos e responsáveis participam de uma festa realizada na Escola Maria Ângela, em Niterói…

1 semana ago

Ivna Maluly: A força da escrita como instrumento de superação e inspiração

Entre livros e histórias, Ivna Maluly compartilha sua paixão pela literatura infantil / Divulgação Desde os…

1 semana ago
Publicidade