Publicidade
Notícias

Niterói recebe Ana Pimenta: vem mostrar que arte é para todos

Publicidade
Ana Pimenta quer mostrar que “colecionar é estabelecer diálogos entre objetos” / Foto: Divulgação

A produtora cultural Ana Pimenta promove um evento no espaço ATANÃ, em Niterói, para discutir a coleção de arte como expressão de afeto. O encontro, intitulado “Coleções de arte: narrativas, circuitos e afetos”, acontece neste sábado, 7 de setembro, das 19h às 21h, e promete reunir cultura, boa conversa e vinhos.

Ana Pimenta destaca que a coleção de arte, seja de acervos particulares ou de museus e fundações renomadas, pode ter múltiplas motivações: afetiva, econômica ou social. “Muita gente gosta de arte, mas não pensa em colecionar. Existe uma percepção de que é algo caro ou que é necessário entender muito do assunto. Meu objetivo com essa conversa é mostrar que o colecionismo pode ser para todos, basta ter vontade para começar. Na essência, colecionar é estabelecer diálogos entre objetos. Acabamos aprendendo bastante sobre nós mesmos no processo”, explica Ana Pimenta.

O evento focará na arte contemporânea e será guiado pelo interesse dos participantes, abordando tópicos como: colecionar como prática afetiva e representativa; narrativas contemporâneas no colecionismo de arte público e privado; as coleções na formação dos museus e na dinâmica do sistema da arte; e coleções públicas no Brasil e na América Latina.

Ana Pimenta, formada pela UFF com extensão no programa Culture Management da Vilnius University, Lituânia, trabalha com pesquisa, realização de exposições e organização de acervos. Já atuou na galeria Nara Roesler e na produtora Automatica, e atualmente cursa mestrado em Artes Visuais na UFRJ.

Em Niterói, Ana Pimenta produziu as exposições “Costurar fendas de outros tempos”, da artista Laura Freitas, na galeria Reserva Cultural, e “Em cantos plantados”, da artista Ana Paula Lourenço, no espaço ATANÃ. Também assinou textos das mostras “Dia de baile”, do fotógrafo Baraúna, no Centro de Artes UFF, e “Vazante”, da pintora Laís Amaral, na Fundação de Arte de Niterói – FAN.

O Espaço ATANÃ fica no Shopping Piazza, Est. Francisco da Cruz Nunes, 3095, sala 106, Itaipu. A participação custa R$ 55,00 e inclui o vinho. O evento acontece neste sábado, 7, das 19h às 21h.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Erthal Rocha eleito Intelectual do Ano por sua trajetória na Justiça e na Cultura

Erthal ao lado do ex-presidente da ABL e atual presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi,…

1 hora ago

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

1 semana ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

2 semanas ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

2 semanas ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

2 semanas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

2 semanas ago
Publicidade