Depois da visita de Lula para dar início às obras de dragagem do canal de São Lourenço, com quem será que o presidente vai ficar na eleição para prefeito de Niterói, em outubro: Rodrigo Neves ou Taliria Petrone?
Os maiores experts da política niteroiense acham cedo para arriscar um palpite, mas fazem uma análise sobre a trajetória da deputada federal e do ex-prefeito, os dois candidatos do campo da esquerda.
Rodrigo Neves foi eleito prefeito de Niterói pelo PT, em 2012. Para ser reeleito em 2016, pulou para o PV, procurando se livrar da rejeição que o Partido dos Trabalhadores passou a sofrer pelos escândalos do petrolão que derrubaram a presidente Dilma Rousseff. Logo depois, Rodrigo foi com sua tropa para o PDT, conseguindo eleger em 2020 o amigo e correligionário Axel Grael. Mas ele próprio perdeu a última eleição para governador, em 2020, obtendo apenas 8% dos votos.
Durante 20 anos, de 1996 a 2026, pertenceu à corrente do ex-ministro José Dirceu no Partido fundado por Lula. Nesse período, foi eleito vereador três vezes, deputado estadual duas vezes.
Com o PT na presidência da República, agora vem tentando sua volta ao partido da estrela, mas tem encontrado reação na cúpula nacional liderada pela presidente Gleise Hoffman, pelo deputado Lindemberg Faria e, mais recentemente, pelo deputado e vice-presidente petista nacional Washington Quaquá.
Velha raposa, Rodrigo Neves assumiu a Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói, tratando logo de tirar Axel Grael da reeleição ao se lançar, ele próprio, candidato no pleito municipal de outubro.
Em campanha eleitoral Rodrigo tem levado constantemente o prefeito a tiracolo para circular pelos gabinetes ministeriais de Brasília e mostrar prestígio, a fim de divulgar seu nome pelas redes sociais.
Na solenidade da Ilha da Conceição Axel Grael incluiu Rodrigo Neves entre os oradores. Este, em sua fala, convidou Lula para se hospedar no hotel do Forte Imbuí. Lula agradeceu, educadamente, e disse que aceitava o convite se o prefeito assim o fizesse. Foi o bastante para a Prefeitura divulgar nas redes sociais que o presidente estaria apoiando Rodrigo.
A professora estadual Taliria Petrone, filiada ao PSOL, é uma novata na política, com três mandatos, mas sempre obtendo expressivas votações. Em 2016, foi eleita vereadora em Niterói, com 5121 sufrágios, sendo a mais votada para a Câmara. Dois anos depois, foi eleita deputada federal com 107.317 mil votos.
No pleito seguinte, foi reeleita com 198.548 votos, tendo sido a terceira mais votada para a Câmara Federal e de toda a esquerda no Estado do Rio de Janeiro. Goza de grande penetração nos meios universitários, conquistando sempre o apoio de estudantes e professores.
Taliria participa ativamente de todas as Comissões da Câmara, principalmente as de Educação, Cultura, Saúde, Direitos Humanos e Igualdade Racial. Circula com desenvoltura e é prestigiada no planalto, sendo sempre convidada para os eventos mais importantes da presidência da República e da primeira-dama Janja.
Uma deselegância dos organizadores da cerimônia da Ilha da Conceição, foi anunciar as presenças dos deputados estaduais Vitor Júnior e Verônica Lima, ignorando a presença da deputada federal Taliria Perrone, só porque é adversária de Rodrigo Neves nas próximas eleições. Lula, percebendo a situação, pediu ao ajudante de ordens para trazer Taliria até ele, pois queria abraçá-la.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…