Publicidade
Notícias

Niterói inventa feriado na quinta

Publicidade

Ao contrário do que a prefeitura de Niterói divulga em seu site, não é feriado nacional o dia de Corpus Christi (quinta, 15/06). Nem será também ponto facultativo no município, já que o prefeito Rodrigo Neves decretou a medida somente para o dia 16/06, sexta-feira, mantendo escolas e repartições fechadas e em plantão atividades de limpeza, trânsito e saúde apenas nessa data. Os bancos seguindo orientação da Febraban não abrirão para o público na quinta.

Pela Portaria 369, publicada pelo Ministério do Planejamento em 30/12/16, no Diário Oficial da União, o dia de Corpus Christi não é feriado nacional, mas, sim, ponto facultativo nas repartições federais. O Sindilojas já havia lembrado que a próxima quinta-feira não será feriado para o comércio.

A data religiosa apesar de ser celebrada em quase todas as localidades brasileiras, deixou de ser incluída como feriado de Niterói na Deliberação de 1953 porque o município, como os demais obedecendo à legislação federal, somente podem decretar quatro deles. Como em junho Niterói já festeja o seu padroeiro, São João Batista, Corpus Christi não integra a relação dos feriados niteroienses.

Trânsito muda para procissão

Para a passagem da tradicional procissão de Corpus Christi, a NitTrans resolveu interditar, a partir de zero hora de quinta-feira e até as 21h, o trânsito nas seguintes vias: Avenida Ernani do Amaral Peixoto entre as Ruas Evaristo da Veiga e Avenida Visconde do Rio Branco; Rua Visconde de Sepetiba entre as Ruas da Conceição e Coronel Gomes Machado; Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro entre as Ruas da Conceição e Coronel Gomes Machado; Rua Maestro Felício Toledo entre as Ruas da Conceição e Coronel Gomes Machado; Rua Visconde do Uruguai entre as Ruas Coronel Gomes Machado e Conceição.

Haverá inversão de mão da Rua Evaristo da Veiga, que terá o sentido da Avenida Ernani do Amaral Peixoto para a Rua Coronel Gomes Machado, no dia 15, até as 20 horas. O estacionamento estará proibido em toda a extensão da Rua Evaristo da Veiga, das 22 horas de quarta-feira (14/06) até as 21 horas do dia 15.

Também será alterado o itinerário dos ônibus entre zero hora do dia 15 até 20 horas. As linhas da Zona Sul que vão até o Terminal João Goulart, no Centro, passarão pelas ruas Evaristo da Veiga, Coronel Gomes Machado, Visconde de Sepetiba, Marquês de Caxias e Avenida Visconde do Rio Branco. Já os que vão para a Zona Sul circularão pela Rua São João chegando a Avenida Visconde do Rio Branco e seguirão pela Rua da Conceição.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Erthal Rocha eleito Intelectual do Ano por sua trajetória na Justiça e na Cultura

Erthal ao lado do ex-presidente da ABL e atual presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi,…

3 dias ago

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

2 semanas ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

2 semanas ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

3 semanas ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

3 semanas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

3 semanas ago
Publicidade