Publicidade
Notícias

Niterói insegura vê Prefeitura e Estado se culparem pela violência nas ruas

Publicidade
Quem manda? Rodrigo Neves assina convênio de Niterói com a Embratur, tendo Grael em segundo plano

Há muito tempo os grupos de redes sociais e essa Coluna vem denunciando a insegurança e o abandono de Niterói. A cidade está tomada por pedintes e cracudos ocupando as calçadas, assustando moradores e praticando assaltos no comércio. Mas a dupla Axel Grael e Rodrigo Neves, que comanda a Prefeitura, dá prioridade ao marketing político gastando parte da arrecadação de R$ 6 bilhões do orçamento municipal com eventos e shows milionários.

O que muita gente temia e previa aconteceu com Sebastião Lair Hipólito, quando abria as portas da escola MV 1, em Icaraí, e foi esfaqueado pelo morador de rua Renan de Oliveira da Silva Santos.

A morte do tio Tião, um trabalhador quando pegava no serviço, uma figura querida por alunos, professores e vizinhos da escola, trouxe comoção e revolta, inclusive provocando concorrida caminhada pela praia de Icaraí com dezenas de manifestantes pedindo paz e mais segurança.

Diante da repercussão negativa nas redes sociais, jornais, rádio e TV a dupla Axel-Rodrigo postou no Facebook que a falta de policiamento é responsabilidade do Governo do Estado. Alegaram, ainda, que o assassino do porteiro não é morador de rua.

Já o major Climaco, coordenador do programa estadual Segurança Presente acusa Axel e Rodrigo. Diz que eles aacam o projeto do Governo do Estado para “fugir de suas responsabilidades pelo aumento da população em situação de rua e, consequentemente, pelo crescimento da violência, como a que infelizmente fez mais uma vítima em nossa cidade”.

Os moradores de Niterói ficam preocupados com essa troca de acusação das autoridades nas redes sociais diante da perda de uma vida, quando deveriam se unir para evitar que outros Tio João não tenham um fim tão triste.

As cracolândias foram surgindo e aumentando em toda a cidade, com umas chamando tanta a atenção que o Poder Público fez um estardalhaço no dia em que tirou a que ocupava uma calçada na saída do Túnel São Francisco e outra na Praça da República, em frente à Câmara de Vereadores.

Outra cracolândia com bastante gente, que ficava em torno do Mercado Municipal, com sua inauguração foi desfeita ali por agentes do município. Hoje, os cracudos espantados dali estão, em sua maioria, alojados na Avenida Amaral Peixoto. Os da saída do Túnel foram espalhados pelas redondezas e os da Praça da República voltaram ao seu lugar para continuar vizinhos dos vereadores.

Na data de hoje, o movimento SOS São Francisco pede socorro. Os moradores do bairro onde reside o prefeito Grael não conseguem mais andar nas calçadas, ao cair da noite, em frente à Caixa Econômica e ao Santander, do outro lado. Colocaram até camas e as pessoas têm que andar no meio da rua, correndo o risco de serem atropeladas.

Quem manda?

O preocupante é que os moradores, que pagam um dos IPTUs mais caros do país, não têm a quem recorrer. O que se vê é uma Prefeitura com duplo comando desde quando Axel Grael assumiu. Nos dois primeiros anos de sua gestão os recursos municipais foram direcionados para obras políticas para favorecer Rodrigo Neves, então candidato ao Governo do Estado.

Como era de se esperar, o ex-prefeito perdeu a eleição voltando à prefeitura de Niterói como secretário executivo e ficando à frente de todos os projetos grandes e milionários.

Agora, Rodrigo Neves impôs ao partido sua candidatura a prefeito, quebrando uma tradição política do PDT, que era o natural pleito à reeleição de Axel Grael.

A partir do momento em que Axel Grael disse que não ia concorrer à reeleição e que seu candidato era Rodrigo Neves, a tendência é a dele ficar mais enfraquecido no governo composto por 65 secretarias e órgãos públicos, para os quais ele nomeou apenas meia dúzia de gatos pingados. A grande maioria dos secretários é fiel a Rodrigo.

Na semana passada Axel enviou à Câmara de Vereadores projeto criando a 66ª secretaria, a da Mulher, para nomear Fernanda Sixel, esposa de Rodrigo Neves. Isto acontecendo mesmo em ano eleitoral.

Sábado último, a Prefeitura de Niterói firmou um convênio com a Embratur. Mas na foto da cerimônia acontecida no MAC, postada por Rodrigo em sua rede social, é ele quem aparece assinando o documento com Marcelo Freixo, presidente da Embratur. O prefeito Axel Grael se pôs em segundo plano. Esta seria uma foto para campanha política ou Axel já deu também procuração para Rodrigo assinar em seu nome?

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

1 dia ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

4 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

1 semana ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade