Publicidade
Categories: Notícias

Niterói gasta R$ 5,78 milhões para medir chuva e qualidade do ar

Publicidade
Niterói gasta milhões para saber pra que lado sopra o vento

A Secretaria de Defesa Civil de Niterói acaba de comprar três estações de qualidade do ar e oito hidro meteorológicas, pagando R$ 5,78 milhões. Os equipamentos, porém, devem demorar até dois anos para serem instalados.

Além de medir a qualidade do ar e a quantidade da chuva, não se sabe como Niterói pretende mitigar a poluição ambiental e as enchentes. Até hoje a prefeitura não conseguiu executar planos eficientes de mobilidade urbana nem de dragagem de rios e canais.

O município já tem outros equipamentos do tipo desses que está comprando agora, mas a Secretaria de Defesa Civil reconhece, por escrito no edital de licitação, que eles não estão funcionando por falta de manutenção.

A compra dessas novas estações meteorológicas faz o mesmo efeito que a construção de ciclovias por toda Niterói. Servem para produzir estatísticas de cidade preocupada com o clima, mas têm pouco efeito prático. Seria necessário que a cidade tivesse o trânsito fluindo sem congestionamentos poluidores e que seus rios e canais não estivessem assoreados.

No edital de compra de três novas estações automáticas de qualidade do ar, a Secretaria de Defesa Civil revela que o município já tem 12 estações semiautomáticas e duas meteorológicas completas, mas que todas estão sem manutenção. Reconhece, no entanto, que “a rede se encontra inoperante”, incapaz, portanto, de fazer o acompanhamento das concentrações de poluentes na atmosfera nocivos à saúde humana.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Erthal Rocha recebe título de Intelectual do Ano na Academia Fluminense de Letras

A presidente da AFL, Márcia Pessanha, entrega a placa de Intelectual do Ano a Erthal…

5 dias ago

Haroldo Enéas festeja seu aniversário em grande estilo na Villa H

Juliana Galvão e Bernardo Bezerra de Menezes, entre Marcelo Espíndola e Haroldo Enéas na movimentada…

5 dias ago

Sabrina Sato quer morar em Itacoatiara: a paradisíaca praia de Niterói

Sabrina Sato curte o Sanduba do Marcelo na praia de Itacoatiara, onde quer morar com…

6 dias ago

Niterói se despede de dois ícones: esporte e segurança pública em luto

Jorge Newton e Coronel Caio Figueiredo, dois ícones da terra de Arariboia Niterói se despediu…

2 semanas ago

Hospital Unimed Itaipu conquista selos de qualidade e segurança

Carlos Eduardo Figueiredo, Luiz Fernando Prado, Christiane Monte, Luciana Corrêa Mattos e Alex Sander Coelho / Divulgação…

2 semanas ago

50 anos que transformaram um clube de Niterói em lenda do esporte

O rugby exige disciplina, coletividade e resiliência dos atletas / Foto: Divulgação O Niterói Rugby…

2 semanas ago
Publicidade