Numa cidade de poucas galerias de arte, a conceituada artista plástica Norma Mieko Okamura inaugura neste sábado (20), às 17h, o Espaço Híbrido NMO Arts, em São Francisco, com a exposição “Orientalidades e outros vetores”, reunindo obras de 38 artistas de Niterói e do Rio.
Norma pretende usar esse novo espaço cultural, que terá uma lojinha e um bistrô, para promover eventos culturais, cursos palestras e exposições permanentes. Filha de japoneses, aos 74 anos ela realiza o sonho de ter uma galeria de arte na antiga casa aconchegante de seus pais, onde aprendeu a pintar com o avô quando tinha 9 anos. Fica na Avenida Padre Natuzzi 142.
Professora da Faculdade de Educação da UFRJ e da Escola de Belas Artes do RJ, sempre participou ativamente de mostras coletivas e individuais, no Brasil e no exterior, recebendo vários prêmios.
Como uma artista de origem oriental, empresta da sua ancestralidade o dom da paciência de recolher com seus familiares objetos, vestimentas, histórias para homenagear seus entes queridos. Esse hábito de coleta vem desde seus primeiros trabalhos com a garimpagem de cascas de cebola e alho.
A exposição Orientalidades e outros vetores tem a curadoria de Norma Mieko Okamura e de Eduardo Mariz. No convite abaixo, veja quais são os artistas que participam da mostra.
Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…
Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…
Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…
O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…
Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…
Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…