Amigos de infância, André Valle e Mauro Brugger se associaram e construíram no Cafubá a sede da cervejaria com fábrica, cozinha experimental e bar. A Masterpiece terá capacidade para produzir 120 mil litros por mês, mas a produção inicial será de 20 mil litros por mês. Sua brassagem será em panela elétrica.
A fábrica foi toda planejada para diminuir o impacto ambiental, com o máximo de eficiência. O projeto ganhou 80 painéis solares, totalizando 30 mil watts de potência, capazes de atender a toda demanda da fábrica e do bar, que será aberto até o fim do ano. Isso também permite que a área destinada à fabricação das cervejas utilize apenas energia elétrica, sem qualquer emissão de CO².
— Queremos ser a cervejaria mais sustentável do Brasil. E com as melhores cervejas também, é claro – afirma André Valle, o idealizador do projeto, engenheiro com Pós-Doutorado e Coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas.
Ele costumava visitar as fábricas de cervejas norte-americanas e acompanhou a evolução deste setor nos EUA. “Percebi que o processo ocorrido nos Estados Unidos, das cervejas artesanais passarem de 1% para 15% de market share, aconteceria no Brasil anos depois. É isso que estamos vivendo agora”, comenta André Valle.
André monitora o mercado de cerveja artesanal há quase 30 anos e já visitou mais de 100 cervejarias. Há cerca de dois anos, começou a pensar na Masterpiece, realizando o sonho de ter a sua própria fábrica. Paneleiro, partiu para fazer cursos técnicos e de produção até convidar Mauro Brugger para se tornar seu sócio. Mauro é o dono do terreno onde a fábrica foi construída.
Preocupados com a saúde do meio ambiente os empresários explicam que um reservatório com capacidade para 5 mil litros vai armazenar água de chuva que será usada para limpeza. O descarte de malte é transformado em barras de cereal, cookies e brownies que serão servidos no bar.
O resíduo da produção passará por uma câmara de equalização para neutralizar seu ph, antes de seguir para a rede de esgoto. Para as futuras entregas, um carro elétrico que será “abastecido” na própria fábrica. Na cervejaria, garrafa não entra: toda a bebida será enlatada.
Em parceria com a Ball Corporation, líder global na produção de latas de alumínio para bebidas e que lidera no Brasil o movimento #VADELATA, foi possível adotar o uso exclusivo das latas no envase das cervejas que não estiverem em barris, gerando um melhor aproveitamento de espaço no armazenamento e garantindo a opção pela embalagem mais amiga do meio ambiente: as latinhas, que são 100% e infinitamente recicláveis. O envasamento será feito na própria fábrica.
O bar da Masterpiece, com previsão de inauguração até dezembro deste ano, promete trazer outras boas surpresas. Serão oito cervejas da linha fixa e mais seis novidades, plugadas semanalmente, em caráter experimental. Lá também será possível encontrar as guloseimas feitas com os insumos reaproveitados da fábrica e produtos da marca, em uma experiência diferenciada, embalada por bandas de rock, blues e jazz. Para matar a fome, o lugar conta com um espaço para food trucks.
Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…
Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…
O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…
Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…
Gérson Nunes: Craque, líder e inspiração para gerações por seus passes perfeitos e seu caráter…
Beneficiários da Unimed Ferj precisam trocar suas carteiras pelas da Unimed local / Divulgação A…