Publicidade
Notícias

Niterói deveria aproveitar o Santa Cruz como um hospital geriátrico

Publicidade
Fechado há onze anos, o Hospital Santa Cruz foi fundado em 1909 pela Beneficência Portuguesa de Niterói

Quando passo pelo Centro de Niterói me dá uma tristeza enorme ao observar o Hospital Santa Cruz fechado, apesar de sua importante trajetória dedicada à saúde desde a fundação pelos portugueses em 1909 até o fechamento em 2013. Hoje o que se vê ali na Rua Dr Celestino é um mais que centenário prédio se deteriorando pelo tempo.

Experientes e respeitados médicos dizem que falta a Niterói uma política voltada para o pessoal da terceira idade. O prefeito Axel Grael poderia ter um gesto de grandeza com aquele patrimônio e desapropriá-lo por utilidade pública, ressignificando-o pelo muito que representou para a saúde da cidade.

Em seguida, o município instalaria ali um hospital geriátrico para atendimento exclusivo dos idosos que hoje representam 23,8% da população de 482 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE.

O complexo da Beneficência Portuguesa, dona do Santa Cruz, inclui ainda um prédio de oito andares que já foi um abrigo mantido pela colônia lusa na Rua Moacir Padilha, que fica nos fundos do hospital.

Milhares de crianças nasceram e outras milhares de vidas foram salvas no Santa Cruz graças às mãos de competentes doutores que se dedicaram de corpo e alma, por dezenas de anos, àquele importante hospital da cidade.

Ali também trabalhou com afinco um timaço de profissionais das mais diversas áreas da saúde como enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas que davam suporte e também se empenhavam em manter o hospital num nível elevado de atendimento, quando ainda não existiam os equipamentos modernos e sofisticados de hoje.

O Santa Cruz tinha uma equipe de médicos do mais alto padrão e que era respeitada a nível nacional. Por lá atuaram muitos professores da UFF e de outras universidades das mais diversas especialidades. Ao longo de seu funcionamento registrou o pioneirismo de vários procedimentos médicos, como a alimentação parenteral e avanços nas cirurgias cardíaca, torácica, buco-maxilo-facial e pediátrica.

Axel Grael desapropriou a antiga Estação da Cantareira em São Domingos para transformá-lo num Distrito Criativo, e o Castelinho do Gragoatá para ser a sede da Coordenadoria da Bicicleta. Justificou esses atos pelo valor histórico dos imóveis e a oportunidade para fomentar o turismo na região.

O Hospital Santa Cruz carrega significativa parte da memória da saúde e da medicina de Niterói e guarda também um pouco da importância da Colônia Portuguesa para o desenvolvimento da ex-capital fluminense. Reaproveitar seu patrimônio seria uma iniciativa compatível com os projetos de requalificação do Centro.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

23 horas ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

4 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

1 semana ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade