Publicidade
Notícias

Niterói compra 80 respiradores que não servem para UTI, só para ambulância

Publicidade

A Prefeitura de Niterói comprou 80 respiradores Shangrila 510s, por cerca de R$ 10,5 millhões para equipar a UTI do Hospital Oceânico. O detalhe é que os aparelhos são para uso apenas no transporte de pacientes, não são indicados para UTIs. A compra foi feita à China Meheco Co Ltd, em dois contratos, um de 27 de abril para a Secretaria de Saúde receber 30 aparelhos, pagando 690 mil dólares; e em 15 de maio, para aquisição de 50 Shangrila 510s, por 1,15 milhão de dólares.

Na chegada da segunda remessa desses respiradores, o prefeito Rodrigo Neves fez um grande alarde divulgando um vídeo  (veja clicando aqui) mostrando o transporte dos equipamentos escoltados por viaturas da PM desde a retirada no Aeroporto do Galeão até o descarregamento do material no Hospital Oceânico.

MP dá 24h para FMS explicar uso de

respiradores incompatíveis para UTIs

Um experiente e respeitado médico intensivista da rede privada de saúde no município diz que “os respiradores convencionais para uso em UTI, tem módulos ventilatoriais programáveis, com display gráfico que permite ajustar o ventilador às necessidades e peculiaridades de cada paciente, sobretudo os doentes de Covid-19, de difícil ventilação. Já os respiradores de transporte são mais simples, pré-programados; se prestam para ventilar o paciente por algumas horas, como no transporte fora e dentro de hospitais ou em atendimentos emergenciais.”

Chinês advertiu sobre o uso do respirador

Em ambos os contratos assinados pelo secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira, a contratada adverte no parágrafo quinto da cláusula primeira, o seguinte:

“A contratante entende que o Ventilador de Transporte de Emergência 510s, vendido pela contratada pode ser usado apenas para os seguintes objetos: adultos e crianças. Adequado apenas para os seguintes cenários: emergência, transporte de longa distância, transporte hospitalar, resgate em campo e resgate pós-desastre. Se a contratante usar o ventilador para objeto ou cenas fora da faixa acima, todos os riscos e perdas serão suportadas pela contratante.

Será que nenhum assessor da área de Saúde, nem o próprio secretário Rodrigo Oliveira, não alertaram ao prefeito Rodrigo Neves, que esses 80 respiradores, comprados por 23 mil dólares, cada, são inapropriados para salvar vidas em UTI?

CPI apura compra do mesmo respirador em Santa Catarina

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina instalou a CPI dos Respiradores. Em depoimento no dia 04/06, o secretário de Saúde do Estado, André Motta, admitiu aos deputados que os 50 respiradores modelo Shangrila 510S (os mesmos adquiridos agora por Niterói) não têm nenhuma utilidade para o tratamento de pacientes com Covid-19.

Durante as quatro horas em que foi sabatinado pelos deputados, Motta confirmou que os aparelhos são usados apenas para o transporte de pacientes. Quando foram comprados, o governo catarinense buscava equipamentos para UTIs.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade