Publicidade
Notícias

Niterói brilha com Bruno Latini, que agora também forma novos ourives

Publicidade
Bruno ensina sua técnica durante seis meses a pequenas turmas de novos ourives em seu estúdio

Niterói volta a brilhar com Bruno Latini produzindo suas peças raras e ensinando técnicas de produção de joias em seu novo estúdio de trabalho, na Boa Viagem. É a realização de um projeto antigo dele, o de formar novos ourives.

A turma de aprendizes é pequena, com quatro alunos, para Bruno poder dar atenção integral a todos. Ao lado do  amigo e ourives Almir dos Santos, eles ensinam as  melhores técnicas da ourivesaria procurando explorar o potencial, a criatividade e a habilidade de cada um.

Os alunos levam suas pequenas ferramentas para um aprendizado de seis meses. As joias são feitas em prata, que é mais maleável e de menor custo, ficando cada aprendiz como o dono das peças que produzem. Os interessados podem entrar em contato com Thais pelo celular (21) 96426-0454.

Bruno é um artista plástico nato, tendo passado desde muito jovem pela pintura, cerâmica, resina e chegar à escultura de joias.  Como sempre gostou de pintar nu artístico, isso facilitou sua vida quando encontrou a vocação criativa como designer, passando a ser um observador atento do corpo humano, nos mínimos detalhes, para que sua criação caísse como uma joia em quem a usasse.

Por isso, gosta de desenhar e fazer uma escultura própria para cada pessoa. Com seu know how não foi dificil harmonizar a joia com o corpo de quem a usa. Por exemplo, diz ele, uma mulher de braço cônico tem que usar uma pulseira que se encaixe no formato. Já a mulher de pescoço curto não deve usar gargantilha, pois a peça não sobressai e fica muito pesada. Explica que, como cada corpo tem forma diferenciada, é preciso que haja um casamento individual para cada joia.

Quando uma mulher chega num ambiente simples ou de luxo, usando uma peça produzida por Latini, o que chama a atenção não é a sofisticação da joia, mas sua leveza, personalidade e beleza.

Muitas de suas criações exclusivas adornam celebridades como Madona, Xuxa, Juliana Paes, Ronaldinho Fenômeno, Ivan Lins, Matheus Solano e Constanza Pascolato. Esta fez questão de deixar o seu depoimento por escrito: “A ourivesaria de Bruno Latini, com a qual me encantei, é de um arquiteto, mas a inspiração é de um escultor. Algumas de suas joias são micropanoramas com suas histórias contadas com rima e poesia. Assim como a arquitetura é uma escultura habitada, as joias de Bruno Latini habitam corpo e coração de quem as veste”.

Bruno diz que seu maior sonho agora é voltar a ter um espaço para expor seus trabalhos numa vitrine. A cliente muitas vezes passa e encontra a joia que gostaria de usar, que pode ser uma pulseira, brinco, colar, gargantilha ou anel. Estamos na torcida.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 dia ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

4 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

4 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

1 semana ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 semanas ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade