Niterói volta a brilhar com Bruno Latini produzindo suas peças raras e ensinando técnicas de produção de joias em seu novo estúdio de trabalho, na Boa Viagem. É a realização de um projeto antigo dele, o de formar novos ourives.
A turma de aprendizes é pequena, com quatro alunos, para Bruno poder dar atenção integral a todos. Ao lado do amigo e ourives Almir dos Santos, eles ensinam as melhores técnicas da ourivesaria procurando explorar o potencial, a criatividade e a habilidade de cada um.
Os alunos levam suas pequenas ferramentas para um aprendizado de seis meses. As joias são feitas em prata, que é mais maleável e de menor custo, ficando cada aprendiz como o dono das peças que produzem. Os interessados podem entrar em contato com Thais pelo celular (21) 96426-0454.
Bruno é um artista plástico nato, tendo passado desde muito jovem pela pintura, cerâmica, resina e chegar à escultura de joias. Como sempre gostou de pintar nu artístico, isso facilitou sua vida quando encontrou a vocação criativa como designer, passando a ser um observador atento do corpo humano, nos mínimos detalhes, para que sua criação caísse como uma joia em quem a usasse.
Por isso, gosta de desenhar e fazer uma escultura própria para cada pessoa. Com seu know how não foi dificil harmonizar a joia com o corpo de quem a usa. Por exemplo, diz ele, uma mulher de braço cônico tem que usar uma pulseira que se encaixe no formato. Já a mulher de pescoço curto não deve usar gargantilha, pois a peça não sobressai e fica muito pesada. Explica que, como cada corpo tem forma diferenciada, é preciso que haja um casamento individual para cada joia.
Quando uma mulher chega num ambiente simples ou de luxo, usando uma peça produzida por Latini, o que chama a atenção não é a sofisticação da joia, mas sua leveza, personalidade e beleza.
Muitas de suas criações exclusivas adornam celebridades como Madona, Xuxa, Juliana Paes, Ronaldinho Fenômeno, Ivan Lins, Matheus Solano e Constanza Pascolato. Esta fez questão de deixar o seu depoimento por escrito: “A ourivesaria de Bruno Latini, com a qual me encantei, é de um arquiteto, mas a inspiração é de um escultor. Algumas de suas joias são micropanoramas com suas histórias contadas com rima e poesia. Assim como a arquitetura é uma escultura habitada, as joias de Bruno Latini habitam corpo e coração de quem as veste”.
Bruno diz que seu maior sonho agora é voltar a ter um espaço para expor seus trabalhos numa vitrine. A cliente muitas vezes passa e encontra a joia que gostaria de usar, que pode ser uma pulseira, brinco, colar, gargantilha ou anel. Estamos na torcida.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…