Até 2019, antes da pandemia, o réveillon de Niterói era comemorado na praia de Icaraí com shows de música e queima de fogos. Os explosivos ficavam em balsas ancoradas distante da praia e, segundo o comandante do 3° Grupamento dos Bombeiros (Niterói), ten-cel Eduardo Barbosa, o risco de acidentes era mais bem controlado.
Agora, com a queima de fogos acontecendo junto de reservatórios de água e próximo de escolas e de moradias, o Corpo de Bombeiros precisará analisar os riscos. No entanto, a corporação não recebeu nenhum pedido de autorização para o evento.
Em 2019, antes da pandemia de Covid, para a queima de fogos, com 15 minutos de duração, a Capitania dos Portos exigiu que o Corpo de Bombeiros destacasse duas lanchas para ficar uma de cada lado das balsas em Icaraí. Outra lancha dos Bombeiros ficou próximo da balsa fundeada na praia de Itaipu, acompanhando a segurança do show pirotécnico.
Em 2020 não houve festa de réveillon nem queima de fogos. Agora na virada para 2022, a prefeitura já autorizou a concessionária Águas de Niterói a promover o espetáculo em dez pontos da cidade, a maioria deles junto de reservatórios de água instalados no alto de morros.
Apesar de a prefeitura de Niterói não ter programado nenhum show na praia de Icaraí, o comandante do 12° Batalhão da PM, ten-cel Marcelo Carmo, já decidiu que cerca de 600 homens estarão nas ruas da cidade no réveillon. Além desse contingente, o Segurança Presente também vai fazer o policiamento até as 22 horas.
O comandante do 12° BPM disse que, como não tem um parâmetro do número de pessoas que vai estar nas ruas no dia da virada do ano, mesmo sem shows na praia, vai colocar tropa suficiente para guarnecer toda a orla desde a Boa Viagem até Jurujuba e nas praias da Região Oceânica, onde costuma haver grande concentração de pessoas no último dia do ano.
— Maricá é outro município que terá nossa atenção para que seus moradores e visitantes tenham uma passagem de ano tranquila e em paz, com a PM guarnecendo esse município vizinho – acrescentou o ten-cel Carmo.
Como a Coluna já havia adiantado em novembro, a prefeitura de Niterói vai realizar, com patrocínio da concessionária Águas de Niterói, a queima de fogos em dez pontos da cidade.
São os seguintes:
♦ Barreto – Estação de Tratamento de Esgotos (Rua Guimarães Junior 566);
♦ Fonseca – Escola Municipal Marilza Medina (Rua Conrado Barbosa de Souza);
♦ Caramujo – Parque Esportivo e Social (R. do Alto, 130);
♦ Santa Rosa – Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora;
♦ Ingá – Maquinho (no Morro do Palácio);
♦ Morro do Cavalão – Reservatório de Água;
♦ Jurujuba – Forte do Pico;
♦ Badu/Pendotiba – Reservatório de Água;
♦ Camboinhas – Caixa D´água;
♦ Piratininga – no Morro da Peça.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…