Publicidade
Notícias

Navio que bateu na ponte está arrestado há anos pela Justiça Federal

Publicidade
Enferrujado e com as amarras apodrecendo, o São Luiz depende de decisão da Justiça Federal em processo que se arrasta há anos

O navio graneleiro São Luiz, que no início da noite desta segunda-feira (14) bateu na Ponte Rio-Niterói, está há anos arrestado em processo que se arrasta na Justiça Federal do Rio de Janeiro. Pertence à falida Navegações Mansur, empresa que chegou a possuir 11 navios e cerca de 20 fazendas.

Quando quebrou, a empresa dona do São Luiz não tinha mais nada além dessa embarcação em litígio com o BNDEs. A Navegação Mansur S/A tomou empréstimo junto ao BNDEs e o repassou à Indústrias Reunidas Caneco S/A. Esta aplicou em destinação diversa da finalidade do contrato (construção de outro navio), o que configuraria a violação descrita no artigo 20 da Lei 7.492/96. Mas o banco, segundo disse à coluna uma fonte ligada aos herdeiros da Mansur, “exagera na atualização da dívida e não considera que boa parte foi quitada com a entrega de um outro navio”.

– A Justiça Federal não autoriza usar o bem, alugá-lo ou vendê-lo, daí a situação de ancoragem por longos anos – acrescenta a fonte.

Com suas amarras apodrecendo, o São Luiz estava ao sabor das marés e dos ventos até romper-se de sua âncora e colidir com um dos pilares da Ponte Rio-Niterói, que está interditada desde às 18h40m pela Polícia Rodoviária Federal, prejudicando o trânsito entre as duas cidades.

O risco do que acabou ocorrendo nesta segunda-feira (14) já havia sido comunicado muitas vezes à Capitania dos Portos, à Marinha e à própria Justiça. Uma empresa do Nordeste chegou a fazer proposta de locação com o depósito judicial de parte do lucro, mas a Justiça Federal não teria autorizado.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Sinfônica Ambulante leva Niterói ao palco Mundo do Rock in Rio

Músicos de diversas influências formam a Sinfônica Ambulante / Divulgação A Sinfônica Ambulante de Niterói,…

2 dias ago

Grael gasta R$ 400 mi para revitalizar o Centro, mas quer tirar prefeitura de lá

Mudança da prefeitura para o bairro de São Domingos vai esvaziar ainda mais o centro…

3 dias ago

Niterói está comprando prédio por R$ 96 mi para transferir a prefeitura

Grael quer transferir sede da prefeitura para o prédio da Brasiletros, que já foi sede…

4 dias ago

Niterói tem prazo para indenizar donos e ex-moradores do Prédio da Caixa

Em julho de 2019, moradores do Prédio da Caixa foram despejados e o edifício está…

5 dias ago

Professora de yoga lança Casamento Zen para noivos de Niterói

Um relaxante banho no ofurô faz parte do programa pré-casamento, que inclui meditação e massagens…

6 dias ago

‘Um olhar colorido para a vida’ é o título da mostra de Márcia Rodrigues

Aos 68 anos, a artista plástica niteroiense Márcia Rodrigues inaugura sua primeira exposição / Divulgação…

7 dias ago
Publicidade