Um estudante do Colégio Salesianos de Niterói, formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1973, tem hoje nas mãos o destino de brasileiros que precisam sair de Gaza. Na sexta-feira (13), Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, presidiu reunião do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York.
O Brasil está no comando do órgão durante este mês de outubro. Vieira talvez seja hoje a figura mais importante da geopolítica mundial. Ele comanda as reuniões da ONU que discutem o posicionamento de Israel no conflito com o Hamas, a situação humanitária da Faixa de Gaza. O Brasil pediu a libertação imediata e incondicional de reféns, a abertura de novas vias de negociação e o cumprimento de leis internacionais sobre direitos humanos.
Cabe ao Conselho de Segurança presidido pelo niteroiense zelar pela manutenção da paz mundial. É o único órgão do sistema internacional capaz de adotar decisões obrigatórias para todos os países membros da ONU, podendo inclusive autorizar intervenção militar para garantir a execução de suas resoluções.
O chanceler defendeu que Israel permita a criação de um corredor humanitário na Faixa de Gaza para a retirada de civis e a entrada de água e alimentos. Vieira reforçou ainda a posição histórica da diplomacia brasileira pelo estabelecimento de 2 Estados, o de Israel e o da Palestina, com reconhecimento internacional de seus territórios e convivência pacífica.
Ninguém imagina o quanto está sendo incansável a luta e a importância fundamental do ministro Mauro Vieira na repatriação dos brasileiros em situação de alto risco em Gaza e Israel.
Doutor honoris causa em letras pela Universidade de Georgetown, em Washington, o diplomata Mauro Vieira tem bagagem e experiência comprovada, tendo sido Ministro das Relações Exteriores no governo Dilma Rousseff, entre 2015 e 2016.
No exterior, exerceu cargos e missões importantíssimas nas Embaixadas do Brasil em Washington; Montevidéu; Cidade do México; Paris; Argentina; e Croácia, já tendo sido representante permanente do Brasil das Nações Unidas, em Nova York. Ocupou também funções relevantes nos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Previdência e Assistência Social.
Temos certeza de que caiu nas boas mãos do ministro Mauro Vieira a missão da ONU de conduzir a gravíssima situação da guerra que atinge o Oriente Médio, só nos restando pedir a Deus que abençoe e ilumine esse ilustre representante da terra de Araribóia a encontrar o caminho da paz e acabar logo com o sofrimento e a morte de tanta gente.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…