Publicidade
Notícias

MP investiga construção de duas torres de 19 andares no Centro de Niterói

Publicidade
O empreendimento já está à venda, mas o MP quer conhecer o Estudo de Impacto de Vizinhança que irá causar na área central de Niterói

A construção de duas torres com 19 andares, cada, e 711 unidades residenciais e 1 comercial, além de 242 vagas de garagem, ao lado do Caminho Niemeyer está sendo investigada pelo Ministério Público (MP/RJ). A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Meio Ambiente de Niterói instaurou um inquérito civil para apurar a legalidade do lançamento desse empreendimento imobiliário no Centro de Niterói, anunciado pela construtora Cury.

De acordo com a portaria de instauração do procedimento, apesar de ter sido lançada oficialmente, por meio da imprensa e de divulgação publicitária, consta no portal da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) que o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da obra está em análise.

Além disso, existem ações judiciais sobre outro empreendimento localizado na mesma área, que seria para a construção do Monumental Niemeyer, composto por duas torres de edifícios. Deveriam ter 456 salas comerciais em uma delas, e 293 quartos em um hotel que seria administrado pela Rede Accor. Antes de falir, a construtora PDG chegou a vender 30 por cento do empreendimento e os compradores ainda lutam na justiça para serem ressarcidos.

Leia: Revitalização do Centro inclui terreno com dívida milionária de IPTU

Segundo o MPRJ, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já determinou que o Tribunal de Justiça (TJ-RJ) se manifeste sobre questões relativas à necessidade de regular procedimento licitatório para o terreno agora incluído pela Secretaria municipal de Urbanismo num novo projeto de revitalização do Centro de Niterói.

A SMU foi oficiada para que forneça os esclarecimentos cabíveis e a cópia integral do processo administrativo, em especial o projeto aprovado, plantas e as licenças concedidas, parecer da Comissão de Análise de Edificações e Estudos de Impacto de Vizinhança e Viário.

A construtora também deverá prestar explicações sobre a existência de ações judiciais nas quais se questionam aspectos urbanísticos e jurídicos da obra, e sobre a legalidade da transferência do terreno localizado na Av. Visconde do Rio Branco n° 200.

Conforme anuncia a construtora, o empreendimento Cury Niterói Rio Branco 220 terá 711 apartamentos com um ou dois quartos e opção de vaga na garagem. Prevê também a instalação de equipamentos de lazer, com piscinas no terraço, salão de festas, brinquedoteca, academias de ginástica, lavanderia e bicicletário, além de escritório compartilhado.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

2 dias ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

4 dias ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

4 dias ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

4 dias ago

Niterói se torna polo de cirurgia robótica para câncer de esôfago

O cirurgião Flavio Takeda é um dos poucos especialistas no Brasil habilitados para realizar a…

5 dias ago

Casos de intoxicação por metanol em bebidas acendem alerta em Niterói

 Felipe Ribeiro, diretor médico do CHN alerta: “Metanol pode causar cegueira e falência renal —…

1 semana ago
Publicidade