A construção de duas torres com 19 andares, cada, e 711 unidades residenciais e 1 comercial, além de 242 vagas de garagem, ao lado do Caminho Niemeyer está sendo investigada pelo Ministério Público (MP/RJ). A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Meio Ambiente de Niterói instaurou um inquérito civil para apurar a legalidade do lançamento desse empreendimento imobiliário no Centro de Niterói, anunciado pela construtora Cury.
De acordo com a portaria de instauração do procedimento, apesar de ter sido lançada oficialmente, por meio da imprensa e de divulgação publicitária, consta no portal da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) que o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da obra está em análise.
Além disso, existem ações judiciais sobre outro empreendimento localizado na mesma área, que seria para a construção do Monumental Niemeyer, composto por duas torres de edifícios. Deveriam ter 456 salas comerciais em uma delas, e 293 quartos em um hotel que seria administrado pela Rede Accor. Antes de falir, a construtora PDG chegou a vender 30 por cento do empreendimento e os compradores ainda lutam na justiça para serem ressarcidos.
Leia: Revitalização do Centro inclui terreno com dívida milionária de IPTU
Segundo o MPRJ, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já determinou que o Tribunal de Justiça (TJ-RJ) se manifeste sobre questões relativas à necessidade de regular procedimento licitatório para o terreno agora incluído pela Secretaria municipal de Urbanismo num novo projeto de revitalização do Centro de Niterói.
A SMU foi oficiada para que forneça os esclarecimentos cabíveis e a cópia integral do processo administrativo, em especial o projeto aprovado, plantas e as licenças concedidas, parecer da Comissão de Análise de Edificações e Estudos de Impacto de Vizinhança e Viário.
A construtora também deverá prestar explicações sobre a existência de ações judiciais nas quais se questionam aspectos urbanísticos e jurídicos da obra, e sobre a legalidade da transferência do terreno localizado na Av. Visconde do Rio Branco n° 200.
Conforme anuncia a construtora, o empreendimento Cury Niterói Rio Branco 220 terá 711 apartamentos com um ou dois quartos e opção de vaga na garagem. Prevê também a instalação de equipamentos de lazer, com piscinas no terraço, salão de festas, brinquedoteca, academias de ginástica, lavanderia e bicicletário, além de escritório compartilhado.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…