Publicidade
Notícias

MP dá 48h para Niterói, São Gonçalo e Maricá dividirem leitos de Covid com RJ

Publicidade

Niterói, São Gonçalo e Maricá têm 48 horas para disponibilizarem para o Sistema Estadual de Regulação (SER) todos os leitos de UTI e enfermaria exclusivos para Covid nas suas redes públicas, segundo recomendação do Ministério Público Estadual feita hoje. Em março, Niterói já havia oferecido 20 leitos no Hospital Oceânico e Maricá 40 vagas no Hospital Che Guevara à Regulação do Estado. Mas segundo o MP, estariam bloqueando leitos para a regulação intramunicipal.

São Gonçalo já atingiu 100% de taxa de ocupação de seus leitos para tratamento da Covid-19. Conforme um estudo do Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), este município “exportou” para Niterói, de março de 2020 a fevereiro de 2021, 1.616 pacientes (sendo 459 para UTIs). No mesmo período, São Gonçalo cuidou em sua rede hospitalar  de 2.508 pacientes com coronavírus (598 em UTIs).

O secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, disse esta semana que 30% dos leitos do município estão ocupados por pacientes de outras cidades, sendo 20% de São Gonçalo.

Segundo a promotora de Justiça Débora da Silva Vicente, titular de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana II, as secretarias municipais estariam adotando “a prática da reserva ou bloqueio de leitos, para destiná-los exclusiva ou parcialmente à regulação intramunicipal”.

– Isto viola a lógica e os princípios de solidariedade e equidade de acesso no SUS. Coloca em risco a vida de cidadãos fluminenses residentes fora dos limites desses municípios, sobretudo em um cenário como o atual em que centenas de pessoas aguardam em filas de espera por leitos de UTI e Enfermaria – disse a promotora.

Os três municípios não estão cumprindo o acordo pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB-RJ), que prevê a disponibilização da integralidade dos leitos Covid-19 inseridos no Plano de Resposta de Emergência ao Coronavírus do Estado para a regulação estadual, diz o MP. Maricá quando atinge 80% de taxa de ocupação em sua rede, estaria descumprindo o acordo com o Estado.

Ressalta o MP que todos os municípios que participaram da CIB-RJ concordaram em disponibilizar leitos para a Regulação estadual, mas Niterói, São Gonçalo e Maricá não estão cumprindo o acordado, regulando de maneira interna leitos que deveriam ser disponibilizados para regulação do estado.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

5 horas ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade