Publicidade
Notícias

MP cobra da prefeitura de Niterói fiscalização contra motos barulhentas

Publicidade

Em Niterói não há qualquer tipo de repressão às motos barulhentas

O Ministério Público entrou na luta dos moradores de Niterói contra o barulho de motos com escapamento aberto. O governo do estado, através do Detran e da PM, e a NitTrans têm prazo de cinco dias para explicar por que não reprimem a infração, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na lei ambiental, pois o barulho excessivo é prejudicial à saúde. A ação é de Niterói, mas o problema atinge a todos os municípios do Estado do Rio.

O inquérito civil foi instaurado pelo promotor Luciano Mattos, da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Meio Ambiente, com base em centenas de reclamações de moradores de Niterói. O inquérito tem como objetivo apurar a falta de ações das autoridades estaduais e municipais na fiscalização de motoqueiros que adulteram o sistema de descarga das motocicletas, “produzindo, dessa forma, uma acentuada poluição sonora”.

Motociclistas não aprovam “zoeira”

A infração dos motoqueiros, punida com multa e perda de cinco pontos na CNH, se intensificou depois que o governo do estado suspendeu as vistorias do Detran e proibiu a PM de fiscalizar o trânsito depois da denúncia de envolvimento de PMS com a máfia dos reboques. O problema voltou a crescer com a pandemia, que aumentou o serviço de delivery e, em consequência, o número de motos nas ruas.

– Os verdadeiros motociclistas não aprovam esta barulheira, provocada por adulteração no cano de descarga das motos, que chamam de “zoeira”. Os infratores certamente desconhecem que, além de incomodar as pessoas, a infração provoca aumento do consumo de combustível – comentou Drago Montenegro, presidente da Federação de Moto clubes do Estado do Rio.

Em entrevistas, o presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso, disse ter pedido ao governador Wilson Witzel a volta da PM à fiscalização de trânsito. Segundo ele, “os guardas municipais não têm poder de polícia para atuar”. A PM informou que não pode agir por causa do decreto, sob pena de incorrer em “abuso de autoridade”. O Detran diz que suspendeu as operações de rua para evitar aglomerações.

Prefeitura de Petrópolis fiscaliza motos

Em Petrópolis a fiscalização às motos irregulares é feita pela Prefeitura. Agentes de trânsito contam com o apoio de guardas municipais e da PM na operação.

O alvo são as motos que produzem ruídos acima de 85 decibéis. Os infratores são multados e obrigados a manter as características originais do escapamento para evitar o barulho. Os agentes também verificam a documentação e os equipamentos de segurança dos pilotos.

Enquanto a fiscalização não começa, os moradores de Niterói usam as redes sociais para reclamar. Frex Max lembra que o problema atinge todos os bairros de Niterói: “a qualquer hora, e ninguém faz nada. Passam por hospitais fazendo aquele barulho absurdo sem a menor noção”.

Ana Paula Jordão disse que no Barreto o barulho é insuportável. Sinval Araújo relata que os moradores da Boa Viagem a Charitas são os mais prejudicados. Os motoqueiros desenvolvem alta velocidade nas vias expressas da orla, aumentando o incômodo:

— Moro perto de duas lanchonetes que têm movimento de motoboy o dia inteiro, acelerando sem parar. Não dá para assistir a TV. É um inferno – reclamou Mônica Nemer, de Icaraí.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

3 horas ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

3 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

3 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

6 dias ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

1 semana ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago
Publicidade