Publicidade
Categories: Sem categoria

Morre Fabio Mathias, grande ortopedista, fundador do São Lucas em Niterói

Publicidade

Perde a cidade um dos pioneiros da ortopedia fluminense, um dos fundadores do São Lucas, o professor Fabio Tinoco Mathias, 85 anos. Faleceu no Quinta D’Or, onde estava internado há 20 dias com suspeita de coronavírus. O sepultamento será hoje (25/03) às 15h30m, no Parque da Colina.

Sua história de vida é bonita, de sacrifício e exemplo. Chegou aos cinco anos a Niterói, vindo de Bom Jesus do Itabapoana, com três irmãos, o pai doente e a mãe. Dona Carlota abriu na Rua Álvares de Azevedo uma pensão, com seu nome, para sustentar toda a família.

A hora do almoço, a casa de Icaraí, era frequentada por estudantes de medicina, que entravam e saíam com seus jalecos brancos e livros debaixo dos braços.

Fábio foi crescendo observando aquele ambiente de bons exemplos. Chegou à conclusão que era aquilo que queria para seu futuro. Treze anos depois conseguia também colocar a sonhada roupa branca, ao ingressar aos 18 anos na Faculdade de Medicina.

No quarto ano já despertava o interesse pela ortopedia. Começou a atuar como auxiliar acadêmico nos hospitais Antônio Pedro, em Niterói, e Anchieta, no Caju, sob a orientação do famoso mestre Dagmar Chaves, catedrático da UFF e da UFRJ. Em 1958 Fabio Mathias diplomou-se na tão sonhada carreira médica.

Aí o doutor Fábio, começou a distribuir seus conhecimentos pelos hospitais Getúlio Vargas Filho, Antônio Pedro e Santa Cruz. Também foi perito da Clínica Ortopédica do INSS.

Um grande feito e conquista foi o Centro Ortopédico São Lucas, primeiro nessa especialidade no Estado do Rio de Janeiro. Foi inaugurado em 1962, na Rua Presidente Pedreira, com o esforço dele, do irmão Cesar Mathias, dos amigos e colegas Lédio Maia, Florentino de Barros e Paulo Maria da Silveira, todos de origem humilde. Tinham a cara e a coragem, mas muita prática em ossos e traumas.

Cinco anos depois, ingressava na sociedade, outra grande figura da ortopedia, Carlos Augusto Bittencourt Silva e a Clínica mudava para a Avenida Roberto Silveira.

Esses seis médicos tornaram a instituição, durante anos, referência no tratamento de doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, ossos, músculos, ligamentos e articulações. Sua residência médica formou gerações de grandes profissionais da ortopedia.

Fábio era membro das Sociedades Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Latino-americano de Ortopedia e da Brasileira de Quadril.

Apesar de todo esse currículo, sempre repetia que seu maior orgulho era ver o filho Marcelo, com mestrado e doutorado, professor de Ortopedia da UFF; e o neto Guilherme seguindo a sua carreira.

Deixa a esposa Selma, as filhas Denize e Simone, além de uma infinidade de amigos, clientes e admiradores.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

1 dia ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

3 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade