Publicidade
Notícias

Moreira, tropa tem que vir a Niterói

Publicidade

Abriu-se uma luz no fim do túnel, ou melhor, do outro lado da ponte. Quando vi que Moreira Franco, ministro da Secretaria Geral da Presidência e um dos mais íntimos de Michel Temer, estava reunido com o presidente, ontem, quando foi anunciado o novo Ministério Extraordinário da Segurança Pública e a seguir sendo decidida a intervenção nessa área no Estado do Rio de Janeiro, com a nomeação do general Valter Souza Braga Netto, chefe do Comando Militar do Leste, para comandar todas as forças de segurança do estado, incluindo as Polícias Militar e Civil, com poderes para tomar as medidas que achar necessárias para conter o crime organizado no Rio, decidi enviar este recado-apelo ao ex-prefeito e ex-governador Moreira Franco.

Niterói vive momentos de pânico e de terror, com os bandidos fortemente armados assaltando a qualquer hora do dia e da noite, pondo em risco a vida de seus moradores, que estão com medo de saírem de suas casas e aflitos até a chegada de seus filhos das escolas, do trabalho ou de um compromisso social.

A ex-capital fluminense não é mais a tranquila cidade que você ainda jovem percorria seus bairros em busca de votos para sua primeira eleição para deputado federal. Longe de ser também Niterói, quando você foi prefeito e morou no pacato São Francisco, onde seus vizinhos podiam fazer caminhadas pelo bairro, sem serem importunados pela bandidagem. Nem quando assumiu o Governo do Estado, apesar da violência que existia em alguns pontos, Niterói continuava a ser a Cidade Sorriso, com seus moradores alegres,  com o sagrado direito de ir e vir, sem serem molestados por bandidos.

Hoje, sua gente anda triste, com semblante de pavor e pânico, quando é obrigado a sair de suas casas.

Os criminosos atravessaram a ponte e ocuparam favelas de Niterói e de São Gonçalo, onde dominam do alto dos morros e aterrorizaram no asfalto.

É questão de guerra. Não adianta uma Polícia Militar, com um contingente pequeno de ou uma polícia civil, completamente desaparelhada e desarmada, para enfrentar um grande batalhão de bandidos espalhados em posições estratégicas, com as mais sofisticadas armas de grosso calibre.

A coisa chegou a tal ponto, que só tropas federais podem enfrentar o crime muito bem organizado que se implantou nessas duas cidades do lado de cá da ponte Rio-Niterói.

Temos certeza que o ministro Moreira Franco, com a força de poder que detém hoje no Governo Federal, não se esquecerá da cidade que foi seu berço político, onde nasceram alguns de seus filhos, é berço da mulher Clara e onde ele tem grandes amigos, recomendará ao novo comandante da Força de Segurança que olhe com bons olhos o lado de cá, enviando tropas para acabar com a desordem e a violência que já tomou conta da cidade.

Não vejo outra saída. A ajuda tem que vir agora, de imediato, chega de paliativos, que não resolvem.

Se não, vão combater a bandidagem na capital e ela se abrigará cada vez mais do lado de cá, como tem ocorrido nos últimos tempos.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

2 dias ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

2 dias ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

1 semana ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

1 semana ago

Gérson Nunes – eterno Canhotinha de Ouro – completa 85 anos bem vividos

Gérson Nunes: Craque, líder e inspiração para gerações por seus passes perfeitos e seu caráter…

2 semanas ago

Beneficiários da Ferj passam a ser atendidos pela Unimed Leste a partir de hoje

Beneficiários da Unimed Ferj precisam trocar suas carteiras pelas da Unimed local / Divulgação A…

2 semanas ago
Publicidade