Publicidade
Notícias

Moreira César sofre urbanismo sem nexo

Publicidade

Os moradores e comerciantes da Rua Moreira César, em Icaraí, que aguardam desde 2015 a prometida obra de revitalização do point da moda niteroiense, foram surpreendidos na tarde de quinta-feira (10/01) com a instalação de um trambolho de madeira ocupando duas vagas de carros, em frente ao Shopping Central Prime. A revitalização deixou um rastro de prejuízos ao comércio no natal daquele ano antes de o projeto urbanístico ir para o fundo de uma gaveta.

Agora, numa nova intervenção sem nexo na rua mais movimentada da Zona Sul niteroiense, a prefeitura permite a instalação de um segundo parklet (espaço de lazer e convívio em área contígua à calçada) em Icaraí. O primeiro fica na Rua Capitão Zeferino, em frente à Temakeria, que o mantém. O que a população mais estranha é a instalação deste equipamento estar sendo feita sem levar em conta a necessidade de circulação de carros e pedestres na estreita e congestionada Moreira César.

Arremedo de projeto criado originalmente em São Francisco, nos Estados Unidos, onde as ruas têm espaços bem mais generosos do que as de Icaraí, o parklet está sendo visto apenas como um remendo da obra de revitalização que em 2015 foi anunciada, ali mesmo em frente ao Central Prime, pelo prefeito afastado (e preso) Rodrigo Neves, mas que logo, diante de tantos erros de execução. acabou deixada de lado pela prefeitura.

Tira rampa e cria vaga de carros

Ao mesmo tempo em que a prefeitura permite a instalação desses parklets pela iniciativa privada em Niterói, que ocupam duas vagas de carro, cada um, ela compensa a Niterói Rotativo (empresa privada que explora o estacionamento na Moreira César e em muitas outras ruas da cidade) acabando com uma rampa de acesso para cadeirantes em frente ao Shopping Icaraí para dar lugar a veículos.

Este é um assunto para o Ministério Público apurar e evitar a ocupação irregular de uma rua pública, assim como defender a existência de rampas de acesso às calçadas justamente em Icaraí, o bairro onde vive grande parte da população de 86 mil idosos de Niterói.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

4 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

5 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

6 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

2 semanas ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade