Publicidade
Notícias

Moreira César sofre urbanismo sem nexo

Publicidade

Os moradores e comerciantes da Rua Moreira César, em Icaraí, que aguardam desde 2015 a prometida obra de revitalização do point da moda niteroiense, foram surpreendidos na tarde de quinta-feira (10/01) com a instalação de um trambolho de madeira ocupando duas vagas de carros, em frente ao Shopping Central Prime. A revitalização deixou um rastro de prejuízos ao comércio no natal daquele ano antes de o projeto urbanístico ir para o fundo de uma gaveta.

Agora, numa nova intervenção sem nexo na rua mais movimentada da Zona Sul niteroiense, a prefeitura permite a instalação de um segundo parklet (espaço de lazer e convívio em área contígua à calçada) em Icaraí. O primeiro fica na Rua Capitão Zeferino, em frente à Temakeria, que o mantém. O que a população mais estranha é a instalação deste equipamento estar sendo feita sem levar em conta a necessidade de circulação de carros e pedestres na estreita e congestionada Moreira César.

Arremedo de projeto criado originalmente em São Francisco, nos Estados Unidos, onde as ruas têm espaços bem mais generosos do que as de Icaraí, o parklet está sendo visto apenas como um remendo da obra de revitalização que em 2015 foi anunciada, ali mesmo em frente ao Central Prime, pelo prefeito afastado (e preso) Rodrigo Neves, mas que logo, diante de tantos erros de execução. acabou deixada de lado pela prefeitura.

Tira rampa e cria vaga de carros

Ao mesmo tempo em que a prefeitura permite a instalação desses parklets pela iniciativa privada em Niterói, que ocupam duas vagas de carro, cada um, ela compensa a Niterói Rotativo (empresa privada que explora o estacionamento na Moreira César e em muitas outras ruas da cidade) acabando com uma rampa de acesso para cadeirantes em frente ao Shopping Icaraí para dar lugar a veículos.

Este é um assunto para o Ministério Público apurar e evitar a ocupação irregular de uma rua pública, assim como defender a existência de rampas de acesso às calçadas justamente em Icaraí, o bairro onde vive grande parte da população de 86 mil idosos de Niterói.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

3 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade