Publicidade
Notícias

Moradores defendem velho flamboyant

Publicidade

A prefeitura de Niterói continua ameaçando árvores da cidade. Neste domingo (24/09), moradores de São Francisco abraçaram um flamboyant na Avenida Rui Barbosa que foi condenado ao abate por um técnico da Secretaria de Conservação. Marinice Carvalho, da diretoria do Centro Comunitário de São Francisco (CCSF) diz que “as calçadas estão perdendo o seu sombreamento e, a cada dia que passa, o bairro se torna mais quente e com menos verde”.

— Há mais de cinquenta anos o flamboyant que fica na calçada do Mercado Diamante vem sombreando a esquina da empanhia do Alfredo. Com a entrada da primavera, a nossa árvore já se prepara, com suas folhas verdinhas, a nos presentear com suas belas flores alaranjadas. Isto, se conseguir escapar do abate pretendida por um biólogo que a vistoriou e condenou – diz Marinice.

Moradores achavam que a natureza deveria estar protegida, já que três membros do Partido Verde estão no comando da prefeitura de Niterói: o prefeito Rodrigo Neves e os secretários Executivo, Axel Grael, e de Meio Ambiente, Eurico Toledo.

Depois do protesto deste domingo, foi anunciado que na segunda-feira (25/09), um técnico da Secretaria de Conservação (Seconser) vai se reunir com os moradores. Estes vão apelar novamente para que a prefeitura “esgote os esforços para manter em segurança o frondoso flamboyant”, acrescenta a diretora do CCSF.

— A árvore apesar de já estar na sua senescência ainda tem muita saúde, sua seiva está circulando muito bem. Pediremos que o técnico da Seconser atenda aos moradores de São Francisco, ao invés de substituir o exemplar arbóreo, podemos, com a ajuda de todos encontrar muitas outras soluções técnicas para manutenção de nossa “senhorinha”. Vamos tentar os tratamentos, dendrocirurgias que tapem os buracos, tomar conta. Podemos pedir para realizar com mais calma, uma vistoria técnica e dar os devidos tratos para combater as pragas e adubar para fortalecer a árvore. O mercado se propôs a ajudar no que for necessário. É nisso que devemos focar! Preservar o verde – concluiu a moradora.

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Erthal Rocha eleito Intelectual do Ano por sua trajetória na Justiça e na Cultura

Erthal ao lado do ex-presidente da ABL e atual presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi,…

2 dias ago

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

2 semanas ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

2 semanas ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

2 semanas ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

3 semanas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

3 semanas ago
Publicidade