Publicidade
Categories: Notícias

Moradores de rua e ondas gigantes na visita de jornalista saudosista a Niterói

Publicidade

Um jornalista amigo, que até hoje não se recuperou totalmente da depressão que a Covid 19 lhe deixou como sequela, resolveu espairecer a cabeça em Niterói, onde morou por muitos anos. Preferiu a viagem de barca para vir do Rio e aqui reavivar os bons tempos em que ele e muita gente atravessavam a baía lendo jornal. Encontrou agora um ambiente completamente diferente. Hoje as pessoas viajam grudadas nas telas do celular.

Como não tem mais a Leiteria Brasil, onde tomava o seu café da manhã, com coalhada, torrada Petrópolis e café com leite, a melhor opção foi pegar um táxi e ir à Confeitaria Beira Mar.

Ao saltar na Rua Paulo Gustavo, flagrou a primeira cena triste ao ver muitos moradores de rua acordando embaixo das marquises da agência do Banco do Brasil.

Como continua andarilho e saudoso resolveu caminhar pela Gavião Peixoto para passar na porta do antigo Steack House e relembrar as noitadas regadas a chope e muita conversa jogada fora com inesquecíveis amigos. Ficou mais assustado ainda com a quantidade de mendigos pelas calçadas daquela movimentada rua comercial.

Resolveu seguir em frente para olhar o Campo de São Bento, onde costumava curar suas ressacas do famoso bar de Helton Furrier, que varava a madrugada,

Com o olhar aguçado de repórter, dois nomes de placas na rua lhe chamaram atenção e causaram espanto: o da Ótica por Olho por Olho e da Policlínica Centro da Dor.

Com receio de encontrar uma clínica odontológica Dente por Dente, me telefonou ainda da rua de Icaraí para dizer que estava sentindo saudade da outrora Cidade Sorriso, hoje com ambiente monótono e triste.

Para melhorar o astral daquele antigo companheiro, disse para pegar um táxi e vir para Itacoatiara, que tinha um astral diferenciado.

Topou e fui andando na sua companhia pelas ruas com nomes de flores – Camélias, Cravos e Rosas – até chegar à praia, onde o velho repórter avistou um cenário diferente, com ondas gigantes, acima de três metros e a juventude dourada alegre na areia, com suas pranchas debaixo do braço, porque o mar não estava para peixe.

Abri a barraca, mas meu amigo preferiu ficar em pé, logo mergulhando num papo profundo com um casal jovial e o Juliano Lara, craque que organiza com sucesso, há anos, o Circuito Mundial de BodyBoard, com muita história para contar.

Entrou tanto no clima daquele recanto de surfistas que me chamou para encarar um sanduba com mate do Marcelo Natural, o preferido da garotada, que além de gostoso custa 20 pratas. Mas achei melhor levá-lo para almoçar um salmão com salada no Quiosque do Noi, ao som forte das ondas do mar.

Deixei no final da tarde o companheiro de muitas jornadas jornalísticas no catamarã de Charitas, onde por ter mais de 60 anos de idade, teve passe livre.

O velho companheiro agradeceu o dia com semblante alegre, porque a ressaca de enormes ondas levou de sua memória as cenas tristes de Icaraí.

Pelo jeito, se fica mais um pouco naquela paradisíaca praia da terra de Arariboia, ia acabar pedindo uma prancha emprestada para surfar quando a maré baixasse.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Como o futuro prefeito vai gastar os R$ 7 bi da arrecadação de Niterói?

Faltando 30 dias para as eleições de prefeito, apesar de haver tropas de cabos eleitorais…

1 dia ago

Niterói D’Or instala novos aparelhos para dobrar número de exames

Hospital Niterói D'Or amplia seu parque tecnológico com novos aparelhos de exames de imagens /…

1 dia ago

Planos de saúde lucram R$ 5,6 bi deixando muitos sem assistência em Niterói

Em Niterói, muita gente não consegue arcar com as mensalidades e também fica desassistida pela…

3 dias ago

Niterói recebe Ana Pimenta: vem mostrar que arte é para todos

Ana Pimenta quer mostrar que "colecionar é estabelecer diálogos entre objetos" / Foto: Divulgação A…

5 dias ago

Niteroienses brilham nos jogos de Paris graças à Aliança Francesa

A nova diretora Margot Roulland (à direita), ladeada porFernando Feitoza (presidente),  Rivo Gianini (vice), Suzy…

5 dias ago

Justiça nega cobrança de condomínio de edifício interditado em Niterói

O Edifício Nossa Senhora da Conceição, na Avenida Amaral Peixoto, está interditado desde 2019 por…

1 semana ago
Publicidade